GO: governo investe em aquisição de equipamentos para pequenos produtores de leite
Equipamentos que destinam a propiciar melhor produtividade e rentabilidade aos produtores de mel e leite do Norte de Goiás serão entregues hoje, em Porangatu, pelo governador em exercício José Eliton, secretário do Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e da Agricultura.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Os investimentos são destinados aos participantes dos arranjos produtivos locais, mais conhecidas pela sigla APLs, coordenados pelo governo do Estado. A entrega foi de 25 tanques de resfriamento de leite, para o APL Lácteo do Norte, e uma caminhonete, um trailer e equipamentos diversos para o APL do Mel. Nesta fase estão sendo investidos cerca de R$ 700 mil, beneficiando, ao todo, de 3,5 mil trabalhadores e produtores da agricultura familiar.
Os 25 tanques de resfriamento de leite, com capacidade para dois mil litros cada, vão atender produtores dos municípios de Porangatu, Niquelândia, Minaçu, Campinaçu e Formoso de Goiás. Cada cidade receberá cinco tanques. Os beneficiários são ligados a cooperativas, associações, assentamentos e grupos de agricultura familiar com atuação no setor lácteo regional. Essas instituições coordenarão a utilização do equipamento destinado à conservação do leite in natura e que tem como objetivo atender às normativas sanitárias do Ministério da Agricultura, que exige que o produto seja resfriado para a conservação de suas propriedades até a entrega à empresa de laticínio. Essa iniciativa termina por contemplar melhor o consumidor final, que disporá de um produtor de qualidade.
O valor investido pelo governo do Estado na aquisição dos tanques é de aproximadamente R$ 390 mil. Estão sendo beneficiados 420 produtores familiares ligados ao APL, e cerca de dois mil trabalhadores. A Emater foi parceira da SED na iniciativa, oferecendo apoio técnico na elaboração do projeto.
Avanço de Goiás
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) colocou Goiás entre os três Estados mais avançados, recentemente, em Arranjos Produtivos Locais. Os destaques são: APL de Confecções (Jaraguá, Pontalina, Catalão, Itaguaru, Itapuranga e Taquaral); APL Lácteo de São Luiz de Montes Belos (engloba 21 municípios); APL de Cerâmica Vermelha (Norte goiano); e o APL de Tecnologia da Informação – TI (Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis). Os APLs de mel, banana e orgânicos também têm sido atendidos em ações da SED.
Para José Eliton, os APLs têm a importante missão de promover inovação tecnológica e qualificação profissional que, por sua vez, levam ao aumento da produtividade, além de fortalecer a vocação econômica dos municípios. “Isso significa maior número de empregos e crescimento econômico em todas as regiões do Estado”, concluiu.
As informações são do Diário da Manhã/GO.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.