GO: falta de chuva pode acarretar prejuízo de R$ 448 mi em Goiás, diz Faeg

A falta de chuva tem afetado prejudicialmente as plantações de soja e outras culturas nos municípios do centro-norte de Goiás. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a estimativa de perda chega a 20% nessas regiões e um total de 4,2% em todo o estado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A falta de chuva tem afetado prejudicialmente as plantações de soja e outras culturas nos municípios do centro-norte de Goiás. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a estimativa de perda chega a 20% nessas regiões e um total de 4,2% em todo o estado. Em valor, a previsão é cerca de R$ 448 milhões em prejuízos em Goiás. Preocupada com essa situação, a entidade convocou uma reunião emergencial, que acontece nesta terça-feira (22) às 9h30 da manhã, na cidade de Porangatu. Na ocasião, estarão presentes os produtores dos municípios afetados e representantes do setor, que juntos devem buscar medidas e soluções diante do grave problema.

Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, a preocupação da Federação vem ao encontro dos graves problemas no que diz respeito a falta de chuva nessas regiões, seguidas pelas consequências do fenômeno El Niño. “Convocamos essa reunião durante um período de extrema preocupação tanto para a Faeg, quanto para os produtores rurais, principais afetados nessa situação. Nosso maior objetivo é discutir os efeitos negativos perante esses problemas e buscar mediadas emergências para que mais produtores não sejam tão afetados”, destaca.

O presidente lembra, que Goiás enfrenta o terceiro ano consecutivo com problemas climáticos, com chuvas bem abaixo da média esperada. “E esse ano, as consequências para o Norte do estado, foram maiores. Com isso, muitos municípios estão sendo castigados por uma forte seca e um período longo de estiagem”. Segundo Schreiner, esses fatores, prejudicam gradativamente a agricultura e a pecuária do estado.

A reunião também servirá para levantar informações sobre as principais culturas afetadas, além de discutir medidas como por exemplo, a importância do seguro rural, perante essas situações. Todos estão convidados para participarem e levantar novas soluções para diminuir os danos da agricultura e agropecuária de Goiás.

As informações são da FAEG



Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?