ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Girolando envia carta em favor dos produtores de leite ao Mapa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/11/2020

2 MIN DE LEITURA

2
4

Associação Brasileira dos Criadores de Girolando enviou nesta terça-feira (10/11) carta à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, solicitando medidas contra a importação de leite, queda do preço do leite e alta nos custos de produção. Essa situação começa a tornar a atividade inviável para muitos produtores de leite, preocupando as lideranças do setor. Confira abaixo o comunicado:

Manifesto da Girolando em favor do produtor de leite

Excelentíssima Senhora Ministra,
Preocupada com a situação pela qual começa a passar os produtores de leite do Brasil, dentre eles nossos mais de 4 mil associados, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando vem solicitar uma ação imediata do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para solucionar o fato antes que a pecuária leiteira sofra danos irreparáveis.

Como é sabido, 2020 foi um ano de muitos desafios, mas o produtor de leite não se rendeu e continuou produzindo, mesmo com as crescentes altas nos custos de produção. Nos últimos nove meses, o aumento nos preços do concentrado foi de 20,89%, o da suplementação mineral de 9,59%, conforme apontam dados do CEPEA. Em outubro, o farelo de soja fechou acima de R$3.000,00/ton. e a saca do milho já atingiu R$80,00. Vale lembrar que essas altas no custo foram maiores nos estados grandes produtores de leite, como Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.  

Como o produtor poderá arcar com esse custo elevadíssimo a partir de agora que os laticínios já sinalizaram que vão reduzir consideravelmente o preço pago pelo litro do leite? Essa é uma pergunta que tem tirado o sono de todos nós, pecuaristas, neste momento. O desespero é tão grande que muitos já estão pensando em vender seus animais para o abate, pois na pecuária de corte, a realidade é outra, com a arroba cada vez mais valorizada e faltam bovinos para suprir a demanda da indústria frigorífica. 

Sabemos que o consumo interno de leite pode sofrer queda por conta dos danos econômicos geradas pela pandemia. Mesmo diante desse panorama tão incerto, fomos surpreendidos com novas liberações das importações de leite. Tal medida já está comprovada que não beneficia o produtor, mesmo quando tomada em anos mais sólidos do ponto de vista econômico. Com toda essa conjuntura atual, este é o pior dos cenários para a retomada de grandes volumes de importação. 

O produtor rural não tem condições financeiras de suportar a baixa no preço do leite, a alta dos custos e a redução de mercado. Isso pode levar a uma saída de muitos produtores da atividade, deixando inúmeras famílias sem ter condições de tirar do agronegócio seu sustento. Ou seja, o risco social de tal situação também é grande.

Como a excelentíssima Ministra bem sabe, os pecuaristas apoiaram fortemente o atual governo por acreditar em seus ideais de mudança e de construir um Brasil novo e produtivo, onde todos tenham o direito de viver com dignidade.

Por isso, acreditamos que esse governo não hesitará em tomar as medidas necessárias para estancar esse grave problema.  Vale lembrar que a pecuária leiteira é a única atividade presente em todos os municípios brasileiros, sendo fonte de renda para milhares de famílias. 

Certos de que mais uma vez Vossa Excelência atuará firmemente em prol do nosso agronegócio do leite, desde já agradecemos o empenho e aguardamos um retorno para que possamos tranquilizar nossos associados e produtores de todo o Brasil.

Atenciosamente,

Odilon de Rezende Barbosa Filho
Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ CARLOS RAMOS

ANGATUBA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/11/2020

bom dia
Quero solidarizar com o manifesto enviando a Excelentíssima Ministra da Agricultura, onde temos uma enorme apareço pelo trabalho frente ao Ministério da Agricultura. Mas, é sabido que apesar do aumento da demanda pelos produtos derivados do leite, ainda nossa produção ainda ser insuficiente para atender o consumo brasileiro, estamos imbuído de num futuro bem próximo suprir essa demanda. Porem, temos um imenso abismo para equilibrar o custo de produção com o preço de varejo dos produtos lácteos. Por isso essas manifestações são importante para a categoria. José Carlos Ramos - Presidente do Sindicato Rural de Angatuba/Sp.
JUAREZ GONÇALVES MOREIRA

BANDEIRA DO SUL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/11/2020

Parabéns
Isto é realidade,produtor de leite mendigando, criador de gado de corte esnobando.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures