A transação, que dará à companhia francesa uma participação indireta de 4%, no valor de cerca de US$ 230 milhões, na China Mengniu Dairy Co., uma das maiores empresas estatais do país, deverá ajudar as duas a expandirem a produção de iogurte na China. Danone será dona de 20% da joint venture e a Mengniu, maior produtora de leite em volumes de vendas, ficará com o resto.
A demanda por lácteos na China está aumentando. As vendas de iogurte aumentaram em 17%, para 45,6 bilhões de yuan (US$ 7,35 bilhões) no ano passado, de acordo com a firma de pesquisas, Euromonitor International. A Mengniu tem a maior participação no mercado, com 17%, enquanto a Danone tinha 1,6%, de acordo com o Euromonitor.
Embora a Danone vá ganhar maior acesso às vendas de iogurte na China através desse acordo, a Mengniu ganhará um parceiro estrangeiro em um mercado onde marcas estrangeiras estão sendo vistas com maiores padrões de segurança e qualidade. Os produtores de lácteos chineses têm sido fontes de frequentes problemas de segurança dos produtos.
A Mengniu esteve envolvida em um dos mais famosos escândalos alimentares da China, quando seis bebês morreram e 300.000 outros ficaram doentes em 2008 após o consumo de fórmulas infantis com adição da substância química melamina. Inspetores de alimentos do Governo encontraram desta substância em quase 10% das amostras da Mengniu e de outras empresas na época.
Desde então, a empresa, que possui produtos que vão de sorvete até fórmulas infantis e iogurtes, reviu seus negócios para garantir a segurança dos seus produtos, substituindo seu diretor executivo, após ter destruído os produtos em 2011 considerados por regulamentadores como carcinogênicos.
No começo desse mês, a Mengniu aumentou sua participação na China Modern Dairy Holdings Ltd. para construir uma oferta segura de leite e aumentar a confiança dos consumidores.
Executivos da Danone disseram, em abril, que o direcionamento dos países chineses em busca de alimentos mais seguros para seus bebês ajudou a impulsionar as receitas da empresa no primeiro trimestre, para os produtos de nutrição infantil da companhia, em 17% com relação ao ano anterior.
Por anos, a Danone vem tentando ter um papel maior no setor de alimentos e bebidas na China. Em 1996, a companhia estabeleceu joint venture com a maior companhia de bebidas do país, a Hangzhou Wahaha Group Co., mas em 2009, as companhias cortaram os laços após as batalhas legais nas quais a Danone acusou o presidente da companhia chinesa de vender a marca Wahaha fora da rede de operações combinadas.
Como parte do acordo com a Mengniu, a Danone formará uma joint venture separada com a gigante do setor agrícola estatal, Cofco, que é dona de mais de um terço da Mengiu. A Cofco, que será dona de 51% da joint venture, injetará capital na Mengniu, representando 8,3% de participação na entidade. Isso dará à Danone, que ficará com o resto da joint venture, uma participação indireta de 4% na Mengniu. A Cofco continuará sendo dona de quase 28% da Mengniu após a transação.
A reportagem é do The Wall Street Journal, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.