Da importância à necessidade
Um dos aspectos que impactam na produtividade é o tempo. Trata-se de um indicador importante para aferir a performance do processo como um todo. Alguns fazendeiros não fazem um planejamento de médio e longo prazo e, com isso, deixam de controlar adequadamente seus recursos. A ausência de indicadores que meçam o tempo do processo promove uma gestão ineficiente, pois a falta de informação não permite que o empresário consiga ver com clareza as possíveis falhas ou dificuldades, muito menos elaborar um plano de melhoria para superar a situação.
O tempo como aliado na fazenda
O tempo é uma variável que permeia todos os processos envolvidos na produção, pois impacta em toda a cadeia produtiva. A partir disso, o empresário conseguirá perceber se o volume de leite produzido está conseguindo atender a demanda de mercado, sem abrir mão da qualidade necessária e regulada por órgãos competentes.
Gestão de tempo: ações a serem tomadas
A gestão de uma fazenda é ampla e complexa, envolvendo as pastagens que alimentam o gado, a aquisição de máquinas, a melhoria nas instalações, a compra de animais, a contratação de mão de obra, a prevenção de doenças, tratamentos, entre outros. Tudo isso tem um prazo para acontecer, e tempo é dinheiro! Um aspecto comum a todos os negócios é a necessidade de planejamento.
O tempo para as vacas leiteiras
As vacas leiteiras têm necessidades para produzir uma grande quantidade de leite, que requerem um prazo para que possam ser finalizadas. Uma delas é a alimentação, logo, os animais devem ter um período razoável para o pastoreio. Além da alimentação, elas também precisam ruminar, descansar etc. Para que as vacas possam realizar essas atividades em um tempo menor, os colaboradores envolvidos podem facilitar as tarefas, para que sejam mais rápidas.
Práticas importantes para alta produção leiteira
- Uma gestão boa e eficiente é aquela que colabora para a obtenção das metas estabelecidas no planejamento, no menor tempo e custo.
- Fornecer os recursos que os animais necessitam, conforme a produção esperada.
- As vacas em lactação precisam de 1 a 2 vezes mais energia que novilhas ou vacas secas.
- Forneça alimentação concentrada às lactantes.
- Disponibilize abundância de água, pois o leite das vacas é composto por 87% de água.
- Proporcione conforto às vacas. A sombra no pasto deixa os animais mais relaxados.
- Fique atento às doenças a que o rebanho fica vulnerável.
As tecnologias a favor do produtor
Tanto para os animais quanto para quem trabalha na lida rural, a rotina diária é cheia de atividades. O empresário tem que balancear tarefas que mesclam o acompanhamento no campo e o gerenciamento de indicadores, para tornar seu negócio mais rentável e produtivo. Isso somente é possível com o uso de tecnologias disponíveis aos produtores rurais.
Para ter acesso ao boletim completo, clique aqui.
As informações são do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae.
