Falando durante a Global Consumer Staples Conference, da Barclays, o presidente e diretor operacional da General Mills, Jeff Harmening, disse que a divisão de iogurtes da companhia nos Estados Unidos continua direcionando mais da metade do declínio de suas vendas varejistas nos Estados Unidos. A General Mills antecipa que o declínio nas vendas de iogurtes nos Estados Unidos continuará no próximo ano, mas o nível reduzirá até o final do ano fiscal de 2017.
Para combater o declínio esperado nas vendas de iogurtes no mercado americano, Harmening disse que a companhia aplicará os mesmos princípios que usou para seus produtos de cereais aos seus produtos como iogurtes gregos e Yoplait - que direcionaram o declínio nas vendas de iogurtes no varejo americano.
Do total das vendas líquidas da General Mills de US$ 17,6 bilhões no ano passado, os iogurtes foram responsáveis por 16%, com US$ 2,8 bilhões. “Precisamos melhorar nossos portfólio nos Estados Unidos melhorando nossos produtos gregos, reduzindo nossa dependência do light e estabelecendo bases nos segmentos de rápido crescimento de orgânicos e bebidas”.
A General Mills disse que renovará todo seu portfólio de iogurte para crianças com mudança nas embalagens e reformação de suas receitas. Nos próximos meses, a companhia também lançará uma linha reformulada dos produtos Greek 100 com quase 40% mais proteína, enquanto ainda manterá a contagem de 100 calorias e nove gramas de açúcar. Os iogurtes originais Yoplait passarão por uma mudança nas embalagens na segunda metade do próximo ano fiscal.
“Recentemente, fizemos uma entrada significativa na área de iogurtes orgânicos com nossas linhas Annie’s e Liberté”. O iogurte Annie’s tem sido o baluarte nas vendas de iogurtes nos Estados Unidos à medida que a marca continua apresentando crescimento de duplo dígito desde que foi adquirida pela General Mills em 2014. A linha de iogurtes da marca orgânica é focada em crianças e feita com leite integral com uma série de sabores e formatos, incluindo copos, tubos e tubos maiores.
Do outro lado do espectro etário, a General Mills está lançando o Liberté, atualmente marca líder no Canadá, como uma linha certificada como orgânica pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de iogurtes premium voltados para adultos.
No ano passado, a General Mills expandiu sua divisão de iogurtes na China e no Brasil, que Harmening classificou como “dois dos mais promissores mercados de iogurte do mundo”.
De acordo com o Euromonitor, a categoria de iogurtes na China gera mais de US$ 13 bilhões em vendas varejistas e cresceu 20% (taxa composta) desde 2010. A General Mills entrou nesse mercado no ano passado com o lançamento do Yoplait em Xangai e até o final do ano fiscal obteve 10% de participação no mercado de iogurtes dessa cidade. A companhia deverá lançar o Yoplait em Pequim usando a mesma estratégia de marketing e negócios. Outra área de foco da General Mills é o mercado de iogurtes do Brasil de US$ 4,6 bilhões; a companhia adquiriu a fabricante regional de iogurte, Carolina, em dezembro de 2015.
No Canadá, Harmening disse que a General Millls está tentando fortalecer a imagem de que o iogurte Yoplait possui “um excelente sabor, feito com frutas de verdade e sem adição de açúcar”. No começo desse ano, a companhia lançou o Liberté em sachês para adultos e está medindo a recepção dos consumidores.
A General Mills entrou na divisão de orgânicos há 15 anos e disse que continua buscando novas e emergentes marcas, tendo feito dois investimentos em dinheiro (por meio de seu braço de empreendimento, 301 Inc) em lácteos e não lácteos, incluindo o queijo cottage Good Culture e os produtos lácteos veganos Kite Hill.
“Além de investir dinheiro, fornecemos a essas companhias capacidades de pesquisas e desenvolvimento para ajudar a acelerar seu crescimento e aumentar suas chances de criar uma história de sucesso similar à que construímos com a Annie’s”, disse o vice-presidente e presidente da Annie’s, John Foraker.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.