Na "Vila do Sorvete", espaço montado no Komazawa Olympic Park nos dias 4, 5 e 6 de setembro, foram servidos mais de 72 mil casquinhas e copinhos a um público que enfrentou filas de mais de 350 metros e algumas horas de espera para conseguir uma pequena degustação gratuita. As reservas online acabaram em pouco tempo e o evento bateu recordes com 3,2 mil litros de leite, 700 quilos de açúcar, 400 litros de creme de leite e 600 quilos de outros ingredientes usados para produzir 5 mil quilos de sorvete no laboratório Carpigiani, o maior de Tóquio.
O primeiro dia de festival foi dedicado à apresentação da primeira "Gelato Pastry University" do mundo, que terá sede na capital japonesa e desenvolverá combinações com a tradição italiana do sorvete artesanal e da alta confeitaria. As aulas deverão começar em 26 de novembro deste ano.
Já os dias seguintes foram marcados por degustações e pelo concurso de melhor gelato, disputado por 16 sorveteiros do Japão, de Taiwan e da Coreia do Sul. O vencedor foi o sabor "Natsumatsuri" ("Festival de Verão", em tradução livre), de Akira Hattori, seguido pelo "La Dolce Vita di Tè" ("A Doce Vida de Chá"), de Yu Lee e Amber Lin, e pelo "Delizie al Limoni - Um Ricordo di Amalfi" ("Delícias ao Limão - Uma Lembrança de Amalfi"), de Yoshifumi Arita.
As informações são da Folha de São Paulo.