Esta queda é explicada pelos preços do leite em pó integral, com redução de 7,1%, fechando a cotação em US$2.229 a tonelada, o valor mais baixo comercializado desde março de 2009 (gráfico 1).
Já o leite em pó desnatado e o queijo Cheddar tiveram aumento (5,7 e 5,2%, respectivamente), o que contribuiu para que os preços médios do leilão não acompanhassem a queda mais acentuada do leite em pó integral.
Gráfico 1. Histórico de preços do gDT
Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint Inteligência.
Outros produtos que apresentaram destaque no leilão foram as gorduras (AMF, Butter e BMP), com aumento médio no último evento de 8,4%, sinalizando uma possível tendência de aumento na demanda.
Outro ponto interessante a ser destacado é a comparação dos preços GDT de leite em pó integral com os preços divulgados pelo USDA praticado na Europa Ocidental e Oceania. Há um claro descolamento da linha de preços do GDT desde o final de 2013, sendo que no mês de novembro a variação esteve em patamares de 5% a mais dos preços da Oceania e 16% dos preços da Europa (gráfico 2).
Gráfico 2. Histórico de preços do leite em pó integral – GDT, Oceania e Europa Ocidental
Fonte: gDT, USDA, elaborado pelo MilkPoint Inteligência.
Uma explicação para este cenário de preços do leite em pó está na queda de importações da China, conforme gráfico 3. No mês de outubro, com relação ao mesmo período no ano anterior, houve queda de 72% de importações do produto.
Gráfico 3. Importações de leite em pó integral - China
Fonte: Daily Dairy Report.
