Gráfico 1 - Histórico dos índices de variação do gDT
Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint
Assim, como o índice geral, a cotação do leite em pó integral também teve alta, com variação de 2,2% no índice GDT-WMP, fechando a US$4.668/tonelada. O leite em pó desnatado ficou cotado em US$ 4.284/tonelada, com aumento de 3,2% no índice GDT-SMP.
As cotações dos produtos lácteos continuam bem acima das observadas no mesmo período do ano passado. O preço médio dos lácteos está 51% maior que o observado no segundo leilão de junho de 2012. O leite em pó integral apresenta diferença maior ainda, sendo cotado a um preço 62% acima do observado no ano passado.
Gráfico 2: Histórico de variação de preços dos produtos lácteos (gDT)
Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint
* Ressalta-se que o valor médio dos preços está relacionado aos preços dos contratos negociados no evento, enquanto o índice é uma média ponderada das variações percentuais dos preços dos produtos, e não dos níveis de preços. A variação no valor médio dos preços firmados no leilão não apresenta necessariamente a mesma variação do índice. O objetivo de usar o índice GDT é minimizar distorções no preço médio de vencimento dos contratos. Distorções que podem ser causadas por mudanças no volume demandado entre os produtos que compõem o índice, uma vez que os produtos apresentam diferenças significavas nos preços
A matéria é da Equipe MilkPoint com informações da plataforma gDT.
