Fundo de inovação do BNDES investe em startup voltada ao gado leiteiro

O Fundo Criatec 3, fundo de fomento à inovação do país criado pelo BNDES, anunciou hoje sua primeira investida em uma startup do segmento de pecuária de precisão. A Chip Inside, do Rio Grande do Sul, receberá R$ 2 milhões de investimentos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O Fundo Criatec 3, fundo de fomento à inovação do país criado pelo BNDES, anunciou hoje sua primeira investida em uma startup do segmento de pecuária de precisão. A Chip Inside, do Rio Grande do Sul, receberá R$ 2 milhões de investimentos.

Localizada em Santa Maria, a startup nasceu em 2010 dentro da Universidade Federal da cidade, a UFSM. Especializada no monitoramento em tempo real e com alta precisão do comportamento e do ciclo reprodutivo do gado de leite, tem como principal diferencial uma solução de coleta de dados que permite a detecção dos níveis de ruminação, atividade e ociosidade do animal.

Segundo a Inseed investimentos, que faz a gestão do Criatec 3, o monitoramento de saúde e reprodução de bovinos ocorre por uma coleira colocada no animal, que monitora 24 horas por dia o nível de ruminação, atividade e ócio.

Além disso, o sistema possui um conjunto de antenas e um software de gestão, monitoramento e diagnóstico. Através dele o produtor consegue monitorar o status de saúde dos seus animais, recebendo no seu celular diariamente se existe algum animal alterado que deve ser observado ou examinado. É possível ainda efetuar o diagnóstico precoce de doenças que estão em estágio incipiente.

O mercado alvo da Chip Inside são propriedades de produção intensiva com um rebanho em lactação de 30 a 400 animais.

Para os CEOs da startup, Leonardo Guedes e Thiago Martins, a entrada do Criatec irá contribuir para grande alavancada da empresa. “Hoje a empresa monitora cerca de 1,5 mil animais. Com o aporte a expectativa é que a empresa chegue 8 mil animais em 2017”, diz Martins. A empresa espera chegar a 100 mil animais monitorados até 2021.

As informações são do jornal Valor Econômico, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Eduardo Gonçalves
EDUARDO GONÇALVES

PASSO FUNDO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/04/2017

2 milhões a que juros?  Em que condições? 2 milhões do BNDES também me interessa.
Qual a sua dúvida hoje?