Fraude do leite: renovado acordo para análises de produtos lácteos

Foi renovado nesta terça-feira, 6, o Acordo de Cooperação que prevê atuação entre diversas instituições para analisar produtos lácteos no Rio Grande do Sul com o objetivo de prevenir fraudes. O Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, assinou o documento em nome do MP. Ele parabenizou o trabalho realizado em conjunto entre as [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Foi renovado nesta terça-feira, 6, o Acordo de Cooperação que prevê atuação entre diversas instituições para analisar produtos lácteos no Rio Grande do Sul com o objetivo de prevenir fraudes. O convênio integra Ministério Público, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) e a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), mantenedora do Centro Universitário (Univates).
























O Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, assinou o documento em nome do MP. Ele parabenizou o trabalho realizado em conjunto entre as instituições durante a Operação Leite Compen$ado, que completa um ano de sua deflagração nesta quinta-feira, 8. “Essa é uma cooperação que protege não só o consumidor, mas o negócio envolvendo a cadeia produtiva do leite, que gera riqueza e emprego”, enfatizou. Por sua vez, o Procurador de Justiça Alexandre Lipp João, que realizou as tratativas para a renovação do acordo junto as demais entidades enquanto esteve à frente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, frisou a importância do documento para o MP. “Demonstra coesão no sentido de proteger o cidadão no seu direito à qualidade dos alimentos”, ressaltou. Também participou da solenidade a nova Coordenadora do CaoConsumidor, Caroline Vaz.

Assinaram o documento, também, o Superintendente Substituto do Mapa no RS, José Euclides Vieira Severo, o Secretário Adjunto da Seapa, Aureo Mesquita, o Presidente da Fuvates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, a Secretária Estadual da Saúde, Sandra Maria Sales Fagundes, e a Diretora-Presidente da Fepps, Irene Porto Prazeres.

“A integração é a grande solução para a fiscalização da qualidade do leite”, reiterou o Superintendente do Mapa, José Severo. Por sua vez, o Secretário Adjunto da Agricultura, Aureo Mesquita, comemorou a renovação do acordo, existente desde 2007.

A notícia é do Assessoria de comunicação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. 

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Antonio José Maia
ANTONIO JOSÉ MAIA

LIMEIRA - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 27/05/2014

Acho que o leite produzido na região teria que obrigatoriamente ser consumido na própria região ,  nada de ser comercializado para outros estados.  O  mercado consumidor do Estado de São Paulo e principalmente a capital é cobiçado por uma legião de "empresários sem escrúpulos de outros estados da federação"  para   ganhar  fortunas desgraçando a saúde seja de crianças ou adultos com produtos a preços ofertados em promoções em supermercados praticando até uma concorrência desleal com produtores da nossa região.  No meu entendimento fechar o ciclo na própria região de alguns produtos alimentícios como o leite por exemplo ,  permitiria também  uma fiscalização mais rigorosa das equipes de vigilância sanitária de cada estado da federação.
GISLAINE DUO BASSO
GISLAINE DUO BASSO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 12/05/2014

Brasil é o famoso país do jeitinho brasileiro!!!     Eqto isso inúmeras crianças já devem estar doente. E  Qdo os maiores   doentes são os empresários que  alias se dizem  ser empresários e só pensam no Bem estar Financeiro  dos seus bolsos,  fazendo esta Porquice.  E pior ainda continuam  soltos.    Tem que ter pé unição para estes fraudulentos, que não passam de Bandidos engravatados de empresários.  Empresário é ser Sério é honrar com o Produto de boa qualidade.   

E não ser informal, desonesto!!!!
Telmo Tassinari Jr
TELMO TASSINARI JR

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

EM 10/05/2014

A minha dúvida é:  Os responsáveis serão punidos? Como? Quantas crianças estão ingerindo formol e soda e, talvez,  já com sua saúde comprometida para o resto de suas vidas. É problema do governo, ou é nosso, povo? Quem fiscaliza ? Separam o leite bom para a família e vendem o resto ?  É triste.
Irauto Gomes de Melo
IRAUTO GOMES DE MELO

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/05/2014

  Porque  nao isso aqui no nordeste ? Se tem que melhorar a  qualidade tem que ser em todo o estado .
ELIZIARIO PEDROZO
ELIZIARIO PEDROZO

ENÉAS MARQUES - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/05/2014

A fiscalização e investigações tem que ocorrer em todos os estados da federação, não podemos concordar com essa barbaridade.... os produtores e transportadores que levam a questão com profissionalismo é a maioria absoluta, não deve prevalecer a vontade de poucos.....  
eswamin antonio pagliarin
ESWAMIN ANTONIO PAGLIARIN

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 08/05/2014

é muito importante a análise  efetiva e honesta dos produtos lacteos e

sua divulgação pois, o pessoal de menor renda normalmente mal informados,

ficam sem alternativas de qual leite comprar , jogando todos na vala comum ou seja

pensam que todos estão fraudados, deixando muitas vezes de comprar o

produto.
Qual a sua dúvida hoje?