França: 3.400 produtores buscam negociação de preços do leite com a Lactalis

A grande maioria dos produtores franceses está convencida de que a melhor maneira de obter melhores preços para o leite é ter peso nas negociações e união. Tal é o caso dos 3400 produtores que entregam mais de 1 bilhão de litros de leite para a Lactalis.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A grande maioria dos produtores franceses está convencida de que a melhor maneira de obter melhores preços para o leite é ter peso nas negociações e união. Tal é o caso dos 3400 produtores que entregam mais de 1 bilhão de litros de leite para a Lactalis.

Estes produtores estão agrupados em oito organizações de produtores, correspondendo a oito áreas geográficas do país. Por sua vez, estas oito organizações estão agrupadas em uma associação chamada de União Nacional dos Pecuaristas, que entregam leite à Lactalis. Esta União acaba de receber o reconhecimento oficial de "Associação de Organizações de Produtores", e foi criada há cinco anos. Desde então, está em funcionamento, mas seu presidente acredita que este reconhecimento vai aumentar seu peso.

As oito organizações que fazem parte da associação são UPLBP (Alta Normandía/Ile de France/Picardie), APPLAGE (Grande-Est), AP3LMC (Massif Central), Solisud (Sud Ouest), APLSE (Sud Est), OP de Cuincy (Nord Pas de Calais), APL Rodez (Rodez) e APLBL (Bretanha/País de Loira).

Fogo cruzado

Na França, existe atualmente um fogo cruzado de acusações entre distribuição e indústrias de lácteos em relação aos preços do leite e dos produtos lácteos, enquanto que o preço pago ao produtor não apresenta aumento.

Por um lado, a cadeia de distribuição de leite acusou indústrias de lácteos de não repercutirem no produtor o aumento aplicado pela distribuição. A Federação Francesa de indústrias de lácteos acusou a distribuição de não estar considerando a volatilidade dos mercados de produtos lácteos no preço de compra. Eles reclamam que a distribuição não quer negociar preços ao longo do ano, de acordo com o mercado internacional, e se protegem atrás de seus contratos anuais de compra.

Além disso, dadas as críticas que a indústria têm recebido sobre como é possível que, com o imparável aumento do preço da manteiga no mercado mundial, ela não aumente os preços ao produtor, ela se defendeu, dizendo que a manteiga industrial representa apenas 10% do consumo de leite na França (muitos fabricantes têm coberto a maior parte de sua demanda por manteiga até o final deste ano a preços muito abaixo dos preços atuais).

As informações são do Agrodigital, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?