A Fonterra anunciou que sairá de seus negócios na Rússia. Isso segue a decisão da cooperativa de suspender os embarques de produtos para a Rússia no final de fevereiro.
O CEO Miles Hurrell disse: “Nosso primeiro passo após a invasão da Ucrânia pela Rússia foi estabelecer a segurança da equipe na Rússia, e nossa prioridade nesse processo continua sendo fazer a coisa certa por nosso povo. Em seguida, suspendemos o envio do produto para a Rússia enquanto avaliávamos o impacto das sanções econômicas e discutimos nossos planos de longo prazo com nossos clientes e parceiros de joint venture. Após uma cuidadosa consideração do impacto em nosso pessoal e nossos planos de longo prazo para o mercado russo, agora fecharemos nosso escritório em Moscou, realocando funcionários sempre que possível e nos retiraremos de nossa joint venture Unifood.”
A Fonterra exporta uma pequena quantidade de produto para a Rússia, principalmente manteiga, totalizando cerca de 1% das exportações anuais. "Dada a forte demanda atual por laticínios da Nova Zelândia, estamos confiantes em nossa capacidade de realocar este produto para outros mercados”, disse Hurrell. A Nova Zelândia exporta manteiga para a Rússia há mais de 40 anos. A Fonterra entrou na joint venture Unifood em dezembro de 2018.
As informações são do Dairy Reporter, adaptadas pela equipe MilkPoint.