O GDT, estabelecido em 2008 pela Fonterra, é uma plataforma de leilão online para commodities lácteas comercializadas internacionalmente, incluindo gordura anidra do leite, manteiga, cheddar, lactose, leite em pó desnatado, soro doce de leite e leite em pó integral. Amul (Índia), Arla Foods (Dinamarca), Arla Foods Ingredients (Dinamarca), DairyAmerica (Estados Unidos), Euroserum (França), Fonterra (Nova Zelândia), Land O’Lakes (Estados Unidos) e Murray Goulburn (Austrália) atualmente vendem na plataforma.
O Índice de Preços GDT – média ponderada das mudanças percentuais nos preços – caiu em 9,3% após o último leilão quinzenal – a décima queda consecutiva.
Em resposta, o presidente da Waikato Federated Farmers, Chris Lewis, pediu uma discussão envolvendo toda a indústria para decidir se o GDT deveria ser temporariamente suspenso até que o mercado melhore.
Em uma série de tweets da @Fonterra, Wickham disse: “Ninguém gosta de preços baixos, mas é importante lembrar que o GDT não causou os preços baixos – eles são um reflexo do que está acontecendo no mercado. Há um desequilíbrio entre oferta e demanda – e é isso que vocês estão vendo no GDT”.
“Estamos fazendo tudo para levar os produtos em pó e outras commodities a contratos de maior valor e produtos com maiores margens. E para aqueles que estão pedindo que o GDT seja suspenso, isso não resolverá o desequilíbrio entre oferta/demanda”.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint.