Fonterra leva sustentabilidade de produção leiteira ao YouTube

A cooperativa de lácteos neozelandesa, Fonterra, está colocando a conservação ambiental e da água nas fazendas leiteiras do país em evidência com o lançamento de uma série de vídeos no YouTube focando nas iniciativas de produção leiteira responsável realizadas nas fazendas da Nova Zelândia. Chamada "Farm Focus", a série de vídeos começou na semana passada e trará [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A cooperativa de lácteos neozelandesa, Fonterra, está colocando a conservação ambiental e da água nas fazendas leiteiras do país em evidência com o lançamento de uma série de vídeos no YouTube focando nas iniciativas de produção leiteira responsável realizadas nas fazendas da Nova Zelândia. Chamada “Farm Focus”, a série de vídeos começou na semana passada e trará uma fazenda toda quarta-feira, por quatro semanas, no canal da Fonterra no YouTube (https://www.youtube.com/user/FonterraLtd). Os vídeos também serão postados na página da Fonterra no Facebook (https://www.facebook.com/Fonterra) e no Twitter (https://twitter.com/fonterra) com a hashtag #farmfocus.

As quatro fazendas que participaram dos vídeos são da região central e oriental da Ilha do Norte da Nova Zelândia. Cada vídeo mostra uma fazenda e suas atividades para proteger cursos d’água e recursos naturais, enquanto melhoram a viabilidade econômica da fazenda.

A diretora do programa de fornecimento da Fonterra, Lisa Payne, disse que a série “Farm Focus” mostra que os produtores de leite estão trabalhando em harmonia com o meio-ambiente e de uma forma financeiramente sustentável. “Nossos produtores estão cientes da importância de proteger a saúde dos cursos d’água e dos recursos naturais da Nova Zelândia. Eles cercaram mais de 92% dos cursos d’água das fazendas e estão fazendo um bom trabalho na área de nutrientes, efluentes e manejo do rebanho”.

Ela disse que a série de vídeos mostra as atividades fora das cercas das fazendas, que estão criando mudanças mensuráveis na qualidade da água da Nova Zelândia. Ela disse que a série também mostra a vasta quantidade de variáveis que os produtores precisam levar em conta quando produzem leite de forma sustentável. Essas incluem: manejo de fertilizantes, monitoramento do solo, manejo de efluentes e gestão da zona ripária, bem-estar animal e taxas de densidade de animais, planos de manejo de nutrientes, todos levando à produção de leite de alta qualidade.

“Produzir leite de forma sustentável tem a ver com um balanço entre o que entra e o que sai. Isso pode ser a combinação de fertilizantes e irrigação para diferentes tipos de solo e pastos em uma fazenda ou a redução do escoamento de nutrientes através do uso de lagoas de efluentes e plantio de mata ciliar. Qualquer que seja o caso, é um exercício complexo”.

Payne disse que o trabalho realizado pelos produtores da Fonterra em toda a Nova Zelândia difere de região para região e de fazenda para fazenda. “Você não pode simplesmente transplantar o que funciona em uma fazenda para outra, à medida que existem muitas variáveis em jogo. O que isso mostra é que usar uma abordagem em toda a fazenda para sustentabilidade e calcular como tudo funciona junto se traduz em benefícios ambientais e uma base mais saudável”.

O primeiro vídeo mostra os esforços de Bruce Woods, da fazenda Whakatane, na conservação da água e manejo de efluentes: 





Os dados são do site da Fonterra, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint Brasil.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?