Fonterra está "explorando mercado" em busca de novas fontes de soro de leite europeu
A gigante do setor de lácteos da Nova Zelândia está "explorando o mercado" em busca de novas parcerias para obtenção de soro de leite na Europa. O diretor de operações da Fonterra na Europa, Hans Berghorst, disse durante a Anuga Foodtec que a cooperativa espera garantir mais acordos seguros de obtenção de soro de leite em um futuro próximo. "Estamos mais ou menos explorando o mercado em busca de fontes de soro de leite que possamos tornar disponíveis para a Fonterra" [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O diretor de operações da Fonterra na Europa, Hans Berghorst, disse durante a Anuga Foodtec que a cooperativa espera garantir mais acordos seguros de obtenção de soro de leite em um futuro próximo. “Estamos mais ou menos explorando o mercado em busca de fontes de soro de leite que possamos tornar disponíveis para a Fonterra”.
Ele não comentou quais companhias ou países europeus a Fonterra está mirando, mas reconheceu que recentes esforços de obtenção na Polônia não deram bons resultados. “Fizemos realmente boas iniciativas na Polônia, mas infelizmente, não funcionaram. Fizemos nossos cálculos e eles fizeram os cálculos deles. Deveria ser lucrativo para ambas as companhias. Nossos sócios decidiram investir mais em lácteos frescos do que na produção de produtos em pó”.
Os esforços da Fonterra para obtenção de soro de leite na Europa começaram em 2011, quando formou a joint venture com a companhia britânica, First Milk. A cooperativa, então, fez uma parceria com a companhia de lácteos da Lituânia, Rokiškio, antes de fazer um acordo com a companhia holandesa, A-ware Food para estabelecer plantas separadas, mas com benefícios mútuos, de queijos e proteína do soro do leite em Heerenveen. A produção na planta, que deverá produzir cerca de 5.000 toneladas de proteína de soro do leite e 25.000 toneladas de lactose por ano, começou em 1 de janeiro de 2015.
Em julho de 2014, a Fonterra também entrou em uma parceria estratégica de cinco anos com a processadora britânica, Dairy Crest, para produzir e comercializar ingredientes para fórmulas infantis, soro de leite em pó desmineralizado e galacto-oligossacarídeo. Sua parceria com a Dairy Crest “entrará em vigor” no final desse ano, disse Berghorst.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.