Fonterra e Arla anunciam joint ventures na África

A cooperativa neozelandesa de lácteos, Fonterra, associou-se com a processadora da Etiópia, Faffa Foods, para lançar seu primeiro produto ao consumidor africano. A New Zealand Milk Products Ethiopia - <i>joint venture</i> recém formada com a Faffa Foods, de Addis Ababa, produzirá, embalará e comercializará o leite em pó fortificado da marca Anchor na Etiópia. O Anchor Fortified Milk Drink, leite em pó neozelandês especificamente formulado com mais de 30 nutrientes, passará a ser vendido no país do leste africano nesse mês.

Publicado por: MilkPoint

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A cooperativa neozelandesa de lácteos, Fonterra, associou-se com a processadora da Etiópia, Faffa Foods, para lançar seu primeiro produto ao consumidor africano. A New Zealand Milk Products Ethiopia - joint venture recém formada com a Faffa Foods, de Addis Ababa, produzirá, embalará e comercializará o leite em pó fortificado da marca Anchor na Etiópia. O Anchor Fortified Milk Drink, leite em pó neozelandês especificamente formulado com mais de 30 nutrientes, passará a ser vendido no país do leste africano nesse mês.

“O leite em pó é obtido da Nova Zelândia usando o leite neozelandês”, disse o diretor gerente da Central de Marcas da Fonterra para Ásia, Oriente Médio e África, Alan Fitzsimmons. “Entretanto, o produto final é produzido e embalado na Etiópia”. “A produção começou em agosto deste ano e começaremos a vender o Anchor Fortified Milk Drink em todo o país em setembro. Nesse estágio, ainda é muito cedo para dizer qual será nosso investimento financeiro total nesse acordo”. A Fonterra controlará a participação majoritária – segundo reportado, de 70% - na joint venture. A Faffa Foods, que processa uma variedade de produtos, incluindo leite em pó, cereais e snacks, ficará com os 30% restantes. Embora a Fonterra já tenha presença na África, o Anchor Fortified Milk Drink se tornará seu primeiro produto ao consumidor africano quando for lançado nesse mês.

Questionado por que a Fonterra escolheu investir nesse país, Fitzsimmons disse: “Vemos muito potencial na Etiópia. O país tem a segunda maior população na África, com quase 100 milhões de pessoas e foi a segunda economia mais rápida da região”. Apesar desse crescimento, a Etiópia está entre os países mais subnutridos do mundo. Por conseguinte, a Fonterra trabalhou com a Sociedade de Alimentos e Nutrição da Etiópia para garantir que o seu leite em pó fortificado contivesse os nutrientes que faltam nas dietas das crianças etíopes. “A subnutrição é um problema e a população precisa ter acesso a produtos acessíveis que fornecem nutrição de alta qualidade”.

Arla Foods

A cooperativa de lácteos escandinava, Arla Foods, por sua vez, anunciou duas novas joint ventures de distribuição com o Tolaram Group, da Nigéria, e o Attieh Group, no Senegal, à medida que busca expandir sua presença no Oeste da África. A medida é parte da estratégia da Arla de desenvolver novos mercados fora da União Europeia (UE) e marca outro passo em direção à ambição da companhia na África Subsaariana de aumentar suas receitas anuais em mais de 400% - para cerca de €460 milhões (US$ 514,61 milhões) – durante os próximos cinco anos.

Isso inclui a entrada no mercado senegalês pela primeira vez, onde a Arla espera que a parceria com o Attieh, que será conhecida como Arla Senegal, gere receitas anuais de €32 milhões (US$ 35,79 milhões) até 2020. A joint venture será responsável por embalar, comercializar, fazer o marketing e a distribuição dos produtos da Arla em Senegal e deverá estar operacional até o final do ano.

A Arla, que tem sede na Dinamarca, também impulsionará sua posição na Nigéria, descrito como “um mercado crucial para a Arla na África”, com o anúncio da segunda joint venture, com o Tolaram Group. O atual negócio da Arla na Nigéria – nação mais populosa da África – gera aproximadamente €80 milhões (US$ 89,49 milhões) por ano e é baseada em vários acordos de distribuição. Ao colocar todos os seus negócios, atuais e futuros, na nova parceria, a companhia espera aumentar esse valor para cerca de €240 milhões (US$ 268,49 milhões) até 2020. Ambos os empreendimentos se concentrarão inicialmente em leite em pó e leite fluido, que está em alta demanda entre as classes médias de rápido crescimento desses países e a população urbana, antes de se expandir para manteiga e queijo.

O diretor de negócios da Arla para a região da África Subsaariana, Steen Hadsbjerg, disse: “A Nigéria é um dos maiores mercados para os produtos lácteos na África. Para a Arla ter êxito na África, precisamos ter êxito na Nigéria. A população está crescendo a uma taxa de 2-3% ao ano e as pessoas são jovens, ambiciosas e cada vez mais bem educadas. Isso torna a Nigéria um mercado perfeito para a estratégia da Arla na África e esperamos que a nova joint venture comece suas vendas no mercado em setembro”.

“Com a melhora nos padrões de vida, as famílias estão cada vez mais demandando uma nutrição segura e acessível. O oeste da África enfrenta déficit de leite, o que dá à Arla uma oportunidade de fornecer leite em pó e outros produtos lácteos que supram as demandas dos consumidores. Estamos aqui para construir um negócio de longo prazo e isso requer fortes parcerias locais. Estamos, dessa forma, satisfeitos em nos unir com sócios experientes no Senegal e na Nigéria”.

em 04/09/15 – 1 Euro = US$ 1,11872
0,89374 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)


A reportagem contém informações do Dairy Reporter e do FoodBev.com, traduzida pela Equipe MilkPoint.
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Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 09/09/2015

Muito boa essa parceria entre a Fonterra e a Faffa Foods da Etiópia.

Que bom seria que o governo da Etiópia subsidiasse este leite enriquecido para distribuição gratuita para as crianças etíopes. Estaria resolvendo o grave problema da fome que ainda existe naquele País Africano.

"Leite, o mais nobre dos alimentos."

Atenciosamente,

Fernando Melgaço.
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