A Fonterra abriu uma planta de leite em pó integral em sua fábrica na Ilha do Norte, na Nova Zelândia, reforçada para suportar tremores de um terremoto. Construída pela GEA, a planta está entre as maiores do mundo, com capacidade de 15 toneladas de leite por hora, e levou dois anos para ficar pronta. A planta, em Pahiatua, 20 quilômetros de Palmerston North, fica em uma linha de falha de terremoto. Acredita-se que essa seja a primeira planta no mundo a ser construída dessa forma, disse a GEA. A pequena cidade de Pahiatua foi atingida pela última vez por um terremoto de 7,6 de magnitude em 1934.
Em todos os outros aspectos, a planta está idealmente localizada para as fazendas leiteiras, evitando a necessidade de petroleiros atravessarem o Manawatu Gorge, que pode ser perigoso em dias de clima ruim. Construir uma planta em meio à zona de terremoto na Nova Zelândia requer precauções especiais, continuou a GEA.
Além de fornecer todos os equipamentos de processamento, a GEA também contratou um consórcio para o trabalho de construção do projeto com seu sócio, Ebert Construction. Há apenas poucas outras construções na Nova Zelândia que são protegidas dessa forma, incluindo o prédio do Parlamento, em Wellington, e o museu nacional do país.
A planta toda pesa mais de 20.000 toneladas, incluindo sua torre de secagem de 40 metros de altura, tudo situado em uma estrutura que permitirá que toda a construção se mova até 900 mm em qualquer direção lateral no caso de ocorrer um terremoto. Cada 1,4 metro quadrado pesa 2,7 toneladas e tem um centro de teflon para reduzir a fricção. O gerente de projetos da GEA, Gary Reynolds, disse que “todas essas plantas são difíceis, por causa do seu tamanho, mas essa é similar a muitas plantas que já foram construídas na Nova Zelândia”.
As informações são do FoodBev.com.
Fonterra constrói planta à prova de terremotos
A Fonterra abriu uma planta de leite em pó integral em sua fábrica na Ilha do Norte, na Nova Zelândia, reforçada para suportar tremores de um terremoto. Construída pela GEA, a planta está entre as maiores do mundo, com capacidade de 15 toneladas de leite por hora, e levou dois anos para ficar pronta.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.