O presidente da cooperativa neozelandesa de lácteos, Fonterra, John Wilson, anunciou uma revisão independente do desempenho da cooperativa no momento e após a produção do concentrado de proteína do soro do leite contaminado com bactéria. “Primeiramente, preciso dizer o quão profundamente preocupados estão todos da Fonterra pela ansiedade que foi criada pelo assunto. Em nome de nossa diretoria, peço desculpas às mães, pais e cuidadores por qualquer confusão e preocupação”.
“Durante a semana passada, a diretoria da Fonterra foi frequentemente atualizada pela nossa equipe de gestão e mantive nosso Conselho de Acionistas e nossos produtores de leite regularmente informados sobre o desdobramento da situação”.
Ele elogiou as ações tomadas pelo diretor executivo, Theo Spierings, dizendo que as decisões tomadas foram corretas e que foi colocada a saúde pública e a segurança acima de tudo. Wilson disse que a prioridade do conselho diretor é dar suporte à equipe de gestão da Fonterra na administração do problema e garantir que os governos, os clientes e o público se mantenham informados.
Ele disse que a Fonterra está agora próxima aos estágios finais para fazer com que essa questão fique sob controle e que o foco será colocado nas operações, para revisar exatamente o que aconteceu. “Existem sérias lições que precisamos aprender com isso e esse é o motivo pelo qual, além da investigação operacional à qual nosso diretor executivo já se comprometeu, o conselho diretor conduzirá uma ampla revisão formal por conta própria”.
A revisão será liderada pelo Diretores Independentes do Conselho da Fonterra e incluirá um aconselhamento especializado independente. Wilson disse que o âmbito e os termos de referência serão finalizados nos próximos dias e cobrirão o período em que o produto afetado foi processado em maio de 2012 até a operação de recuperação.
“Minhas expectativas é que essa revisão desafiará todos os aspectos do negócio. Queremos saber como isso aconteceu e por que. Queremos nos certificar de que não acontecerá de novo e queremos tomar medidas para construir sistemas e procedimentos na Fonterra e na cadeia global de fornecimento de lácteos que reduzirá as chances disso acontecer de novo”.
“Não vamos fugir das conclusões da revisão. A indústria global de alimentos está mudando rapidamente, junto com a ciência e a tecnologia que são necessárias para ficar à frente no setor leiteiro. Estamos absolutamente comprometidos com a manutenção de nossa posição de liderança, não somente na qualidade e na segurança de nossos produtos, mas também, no processamento, nos testes, nos processos e nos sistemas requeridos para manter os maiores padrões possíveis”.
Os dados são do site a Fonterra, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint.
Fonterra conduzirá revisão formal independente do caso de contaminação
O presidente da cooperativa neozelandesa de lácteos, Fonterra, John Wilson, anunciou uma revisão independente do desempenho da cooperativa no momento e após a produção do concentrado de proteína do soro do leite contaminado com bactéria. "Primeiramente, preciso dizer o quão profundamente preocupados estão todos da Fonterra pela ansiedade que foi criada pelo assunto. Em nome de nossa diretoria, peço desculpas às mães, pais e cuidadores por qualquer confusão e preocupação".
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.