O CEO da Fonterra, Theo Spierings, disse que o investimento consolida a atual relação de fornecimento de longo prazo da Fonterra com a Rokiškio que beneficiará ambas as empresas. "Nossa capacidade de acessar ingredientes de proteína do soro do leite de alto valor é cada vez mais importante à medida que a demanda cresce, especialmente nos mercados da Europa Oriental e Ocidental, Oriente Médio e Norte da África", disse Spierings. "A Rokiškio também é uma produtora de queijos altamente respeitada e isso abre novas oportunidades para satisfazer a demanda dos clientes nesses mercados".
Relacionamento existente
O presidente da Rokiškio Sūris, Dalius Trumpa, disse que o contrato de processamento da Rokiškio para a Fonterra desempenhou um papel nas expansões e melhorias da capacidade da empresa em 2014 e 2016.
"Trabalhamos de perto como parceiros comerciais durante cinco anos e durante esse período construímos um relacionamento forte", disse Trumpa. Ele comentou que o investimento da Fonterra abre oportunidades de exportação para gerar mais valor para o pool de leite local. "Ao receber a Fonterra como acionista, o crescimento futuro pode ser acelerado ao entrar em novos mercados e investir em novas tecnologias".
Exportações globais
A Rokiškio, com sede na pequena cidade de Rokiškis, perto da fronteira com a Letônia, tem três fábricas na Lituânia e fabrica queijo, manteiga, proteína de soro de leite e leite em pó. Também possui subsidiárias na Letônia.
A empresa produz mais de 30 mil toneladas de queijo por ano e exporta para os mercados oriental e ocidental, além de produzir uma ampla gama de produtos lácteos frescos para a região do Báltico.
Em 08/11/17 – 1 Euro = US$ 1,1605
0,8617 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.