A planta é o primeiro local de processamento de produtos da cooperativa no país e contou com investimento de NZ$ 36 milhões (US$ 30,94 milhões).
A planta deverá começar a operar em março de 2015 e criará pelo menos 150 empregos nas áreas de Cikarang e Bekasi Regency, onde está localizada. Uma vez completa, terá capacidade de embalar 12.000 toneladas de produtos lácteos em pó avançados e de nutrição de base anualmente, o que é equivalente a cerca de 87.000 embalagens de Anlene, Anmum e Anchor Boneeto por dia.
O diretor presidente da Fonterra Brands Indonésia, Paul Richards, disse que assim como o investimento financeiro, a planta trará padrões de projeto, conhecimento, experiência e tecnologia neozelandesa à Indonésia. “Ela também fornecerá aos funcionários locais treinamento e oportunidades de desenvolvimento em segurança alimentar avançada, qualidade e padrões operacionais”.
A Indonésia tem representado uma importante parcela do comércio global de lácteos da Fonterra há mais de 30 anos, quando começou a vender bastante ingredientes lácteos às companhias indonésias. Atualmente, os indonésios consomem 11 litros de leite per capita, que é bem abaixo do consumo médio das nações vizinhas, como Cingapura, onde o consumo é de 51 litros per capita.
A Fonterra Brands Indonésia está entre as companhias de mais rápido crescimento dentro da Fonterra e é uma das maiores contribuintes ao seu negócio da asiatico. A companhia tem 194 funcionários trabalhando com distribuição e parceiros varejistas para disponibilizar seus produtos a mais de 60.000 lojas do país.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.