Foco no crescimento de valor agregado à medida que aumentam os custos do leite russo
Companhias de lácteos na Rússia estão focando em produtos com valor agregado em resposta aos altos custos do leite e à atual crise causada pelo embargo imposto a vários países. As companhias pertencentes a estrangeiros estão liderando esta tendência. A Will-Bill-Dann, da PepsiCo, reduziu a produção de leite em 22,5% e outros produtos com baixos preços em 19%. Em contraste, está aumentando a produção de sua gama e de produtos de preço médio e alto.[...]
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A Will-Bill-Dann, da PepsiCo, reduziu a produção de leite em 22,5% e outros produtos com baixos preços em 19%. Em contraste, está aumentando a produção de sua gama e de produtos de preço médio e alto. Por exemplo, o volume de produção de iogurte aumentou em quase 1,5 vezes, enquanto o de manteiga aumentou em 11,9%.
A produção de queijos também aumentou e, no mês passado, a companhia anunciou que dobrou a capacidade da planta de lácteos Rubtsovsk, que é especializada na produção de queijos Lambert. A medida seguiu um aumento nas vendas de seus produtos lácteos de preços mais altos no mercado russo, com um crescimento estimado entre 5% e 15%.
As receitas da divisão russa de lácteos da PepsiCo aumentaram em 13% no ano passado e os lucros em 65,9%.
A principal rival da Will-Bill-Dann, a Danone, também teve um declínio significante de vendas de leite e produtos fermentados no terceiro trimestre de 2014 comparado com o mesmo período de 2013. Os resultados para o ano todo não foram anunciados, mas, de acordo com algumas fontes próximas à companhia, foi observado um declínio também no quarto trimestre.
A mudança em direção a produtos mais lucrativos tem sido evidente desde o final de 2013, de acordo com o diretor executivo da associação de produtores de leite e lácteos da Rússia, Soyuzmoloko, Artem Belov. Isso tem sido impulsionado pelo aumento nos preços do leite - atualmente estimado em 18 rublos (US$ 0,33) por quilo - e uma escassez doméstica. Isso tem sido exacerbado pelo embargo comercial, com os processadores agora não podendo contar com fontes europeias de leites em pó.
De acordo com Belov, a produção de produtos lácteos com alto preço continuará crescendo na Rússia e será principalmente direcionada pelo embargo alimentício existente e mudanças nas preferências dos consumidores.
Algumas fontes próximas à PepsiCo disseram que a lucratividade nas vendas de leite permanece baixa, enquanto a produção de produtos de maior valor está crescendo a uma taxa de 30% ao ano. Além disso, o uso de novas tecnologias está permitindo que as companhias reduzam de forma significativa o custo de produção.
Nem todos os processadores concordam com isso. A Molvest, por exemplo, decidiu contra a redução de sua oferta de leite e produtos de leite fermentado. A companhia disse que é sua responsabilidade social suprir as demandas dos consumidores russos comuns através de focar mais em produtos lácteos mais lucrativos. Entretanto, como resultado das sanções, está expandindo sua gama de produtos com altos preços, em particular, de iogurtes, queijos e sobremesas.
Ao mesmo tempo, como parte de sua estratégia, a PepsiCo está consolidando seus negócios russos. No ano passado, a companhia vendeu suas subsidiárias – uma em Belgorod e a outra na região de Krasnodar, visando focar no desenvolvimento dos principais bens.
A reportagem é do https://www.agra-net.net, traduzida pela Equipe MilkPoint.
Em 22/06/15 – 1 Rublo Russo = US$ 0,01845
54,1983 Rublo Russo = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
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