A FrieslandCampina disse que pretende criar mais valor para seus membros, agora e no futuro, através de uma abordagem de cadeia ‘distintiva e progressiva orientada para o mercado, que responda aos desenvolvimentos da sociedade e contribua ativamente para atingir objetivos com relação ao clima e ao meio ambiente’.
A reformulação da visão tem sido impulsionada por mudanças rápidas no mercado e na sociedade e pelo rápido crescimento do setor agropecuário na Holanda após a abolição da cota de produção de leite em 2015, disse a cooperativa. Os temas centrais na visão são:
"Valor para nós";
"Cuidar dos animais e da natureza" e;
"Valioso dentro e para a sociedade".
A FrieslandCampina pontuou que, juntamente com os produtores de leite e outras áreas, tentará ver se novos modelos de receita podem ser desenvolvidos, por exemplo, com relação à produção de energia sustentável.
Trabalhar junto com outros setores que não o setor de produção de leite pode criar possibilidades para novas joint ventures e modelos de receita, disse a cooperativa. A diretoria da FrieslandCampina destacou que é importante continuar assumindo a responsabilidade de continuar a busca pelo aumento da sustentabilidade no setor.
Ao fazer isso, a empresa disse que pode impedir que terceiros, como várias autoridades e níveis do governo, emitam regras sem envolver os produtores de leite. O presidente do conselho, Frans Keurentjes, comentou que o desenvolvimento sustentável já não é mais opcional. "A produção sensível com relação ao respeito pelos animais e pela natureza é um pré-requisito para manter o nosso leite atraente para clientes e consumidores e desempenham um papel importante na manutenção e melhoria da base social para o setor de produção de leite", disse Keurentjes.
De acordo com ele, a forma como a cooperativa produz leite é tão importante quanto o que é produzido. "Queremos garantir que o setor de produção de leite e a cooperativa sejam, e permaneçam, estimadas pela sociedade”.
A sustentabilidade, a biodiversidade e a forma como os animais são tratados são temas essenciais, disse ele. "Ao mesmo tempo, é importante que as organizações e os consumidores adquiram mais informações e mais entendimento sobre as condições de trabalho dos produtores e o motivo de fazermos certas escolhas. A conexão é essencial e isso requer transparência e visibilidade”.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.