O selo Certified Humane® garante aos consumidores que as carnes, os frangos, os ovos e os laticínios que compram foram produzidos de acordo com rígidos referenciais de bem-estar animal. Os animais devem receber uma dieta nutritiva sem antibióticos ou hormônios e devem ser criados com abrigos, áreas para repouso e espaço suficiente para exprimir o comportamento natural de cada espécie. As fazendas devem cumprir 100% dos referenciais para que sejam qualificadas a adotar o selo Certified Humane nos seus produtos alimentícios.
Sergio Costa, quarta geração de produtores de leite, assumiu o negócio familiar com uma fazenda de 150 hectares em 2008. Sergio conheceu o programa Certified Humane® através da Korin, empresa brasileira produtora de frangos, primeira a receber o selo Certified Humane na América do Sul.
“Percebi que o programa Certified Humane se encaixa perfeitamente nos nossos princípios éticos e de qualidade, que consideram o equilíbrio entre bem-estar animal, bem-estar da equipe, educação e treinamento, e respeito ao meio ambiente,” disse Sérgio. “Não se trata apenas de alimentar e abrigar. Nossa missão é ir bem mais além com o manejo dos animais, assegurando o cumprimento dos mais altos padrões para bem-estar dos animais de produção.”
De acordo com Adele Douglass, Diretora Executiva da HFAC, poucas fazendas de leite dos Estados Unidos buscaram cumprir os padrões exigidos pelo programa Certified Humane®. “Nossos padrões são bastante rígidos e a maioria das fazendas de gado leiteiro não estão dispostas a adotar as mudanças necessárias para receber o selo de certificação,” disse Adele. “Estamos impressionados com a conscientização presente nesta fazenda com relação ao bem-estar animal.”
A HFAC realiza anualmente inspeções independentes em todas as fazendas para garantir a conformidade com os padrões de bem-estar animal. Desde a fundação da HFAC nos Estados Unidos em 2003, mais de 96,7 milhões de animais de produção participam do programa Certified Humane®.
As informações são do PRNewswire.