ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

FAO e OIE devem declarar erradicação da peste bovina

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/12/2009

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em conjunto com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), deve declarar nos próximos 18 meses, a extinção oficial da peste bovina do mundo, declarou a entidade, em Roma. "Seria a primeira vez que a humanidade consegue erradicar uma doença animal", disse a FAO em um comunicado chamado "Uma doença mortal está em seu leito de morte".

A peste bovina que é uma das mais devastadoras doenças dos animais, senão a mais temida doença do biungulados (bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos) não afeta diretamente os seres humanos, mas é letal para os animais infectados, e em alguns surtos, a mortalidade atingiu 100%. A peste bovina é altamente contagiosa e é causada por um Morbillivirus da família Paramyxoviridae. Os sinais clínicos incluem febre alta, lesões erosivas e ulcerativas ao longo do trato digestivo e diarreia.

"Em algum momento nos próximos 18 meses, a FAO e a OIE, com outros parceiros, declararão oficialmente a peste bovina como doença erradicada", disse durante o pronunciamento, o que ilustra o longo processo para alcançar esse sucesso.

Trazido para a Europa pela Ásia, por tribos invasoras, os surtos de peste assolaram o Império Romano, no período de 376-386 e provavelmente desempenharam um papel determinante em seu declínio, diz a FAO. A enfermidade causou epidemias recorrentes durante o século XVII, que conduziram à fome e redução da produtividade agrícola, abastecendo a instabilidade que culminou na Revolução Francesa de 1789. No início do século XX a "peste se estendia desde a Escandinávia até ao Cabo da Boa Esperança e da costa atlântica da África até as ilhas das Filipinas. Também já existiram muitos surtos no Brasil e na Austrália", disse a agência da ONU.

No início dos anos 80, a doença ainda destruía rebanhos em todo o mundo", disse a FAO, apesar da existência de uma vacina desde 1960.

Assim como a estirpe altamente patogênica da gripe aviária H5N1 e do vírus H1N1/2009 atual, a peste parecia imbatível", admite a entidade. Logo depois foi lançada uma campanha global para erradicar a peste que mobilizou as organizações internacionais de desenvolvimento para a realização de ações de controle e transferência de tecnologias para o diagnóstico.

As informações são da FAO, publicadas no site da CNA, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint