Faleiro investe em pequisa de mercado e se prepara para lançar pão de queijo

De acordo com o estudo, o pão de queijo é quase quatro vez mais consumido em lojas de conveniência do que o segundo colocado, a empada. No universo de 7.366 lojas no Brasil, o consumo por loja é (120kg/mensal), a empada aparece com 32kg por loja e tortinhas e folhados aparecem em terceiro lugar, com 28kg. Essas lojas no Brasil, segundo dados do SINDICOM, faturam R$ 1.153.960.000 por conceito de food service. O pão de queijo representa 9,6%, ou seja, R$ 110.780.000.

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Analisar produtos, fornecedores e concorrentes é o primeiro passo para entrar em um segmento, assim como a metodologia de vendas, distribuição e qualidade dos produtos e serviços. De olho no mercado de pão de queijo, a Faleiro, uma das maiores empresas de alimentos congelados de Minas e do Brasil, encomendou uma pesquisa sobre hábitos de consumo do brasileiro para atendimento de lanchonetes, lojas de conveniência, padarias, hotéis, rotisserias, entre outros.

O estudo, realizado por uma das mais importantes consultorias especializadas em food service do Brasil, a ECD de São Paulo, revelou dados curiosos da iguaria mais tradicional dos mineiros, o pão de queijo.

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O primeiro dado interessante da pesquisa é que, embora o pão de queijo seja um produto mineiro, Minas aparece em 4º lugar do mercado em volume com 4.364 toneladas consumidas/mês. Em 1º está São Paulo com 10.211, seguido de Rio de Janeiro 5.920 e Rio Grande do Sul com 4.854.

De acordo com o estudo, o pão de queijo é quase quatro vez mais consumido em lojas de conveniência do que o segundo colocado, a empada. No universo de 7.366 lojas no Brasil, o consumo por loja é (120kg/mensal), a empada aparece com 32kg por loja e tortinhas e folhados aparecem em terceiro lugar, com 28kg. Essas lojas no Brasil, segundo dados do SINDICOM, faturam R$ 1.153.960.000 por conceito de food service. O pão de queijo representa 9,6%, ou seja, R$ 110.780.000.

“O nosso investimento em pão de queijo é fruto de muita compreensão do mercado, do potencial e do nosso negócio. Estamos nos preparando para lançar um produto de extrema qualidade, mas acima de tudo, pensamos em complementar nossa linha de produtos. Produzimos diversas variedades de salgados, refeições e sobremesas. Estamos em mais de 8 mil pontos de venda e nos faltava um produto para o café da manhã que fosse tão bem aceito no mercado como o pão de queijo”, explica Antônio Faleiro Neto, diretor da Faleiro.

“Nosso primeiro foco é produzir pão de queijo para atender o mercado de food service, principalmente padarias e rotisserias dos supermercados e conveniências. A Faleiro tem parcerias para chegar rapidamente nesse mercado. Sabemos que para isso é preciso muito acompanhamento. É necessária uma equipe que visite a operação, que faça relatórios e reuniões. Já temos uma estrutura pronta nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, pois estamos nestes locais com nossa linha de salgados, refeições e também de sobremesas”, comenta. “Essa é um das nossas vantagens competitivas: ter um volume de produtos que viabilize a prestação de serviços”, ressalta.

A pesquisa da ECD também revelou os motivos pelos quais o consumidor compra o pão de queijo pronto. A qualidade é o mais importante para decisão de compra para 76% das pessoas entrevistadas, seguida de praticidade (63%), sabor (26%) e preço (15%). Diante desses dados, a Faleiro também aposta no conceito do produto com maior qualidade de queijo.“Os critérios de qualidade de um pão de queijo são definidos em maciez, sabor e formato”, explica Antônio Faleiro Neto. O diretor da empresa ressalta que foi preciso investir em muita tecnologia, em amostras, pesquisas e análises microbiológicas para viabilizar a inserção da iguaria no portfólio dos produtos da Faleiro. 

As informações são da Assessoria de Imprensa.
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