Faesc e CNA levantam custos de produção do leite no oeste de SC

O correto levantamento dos custos da produção leiteira é fator essencial para o sucesso da atividade agropecuária. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) - em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) - fará a partir desta segunda-feira (12) o levantamento científico dos custos de produção do leite no oeste estado de Santa Catarina. Esse trabalho faz parte do Projeto Campo Futuro da CNA.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O correto levantamento dos custos da produção leiteira é fator essencial para o sucesso da atividade agropecuária. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) – em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) – fará a partir de segunda-feira (12) o levantamento científico dos custos de produção do leite no oeste estado de Santa Catarina. Esse trabalho faz parte do Projeto Campo Futuro da CNA.

O vice-presidente da Faesc, Nelton Rogério de Souza, expôs que o levantamento de dados consiste em identificar o sistema de produção mais comum da região e calcular seus indicadores técnicos e econômicos. Para realização do trabalho, serão convidados produtores que representem a região e tenham controle de seus custos de produção, gestores de indústrias de laticínios e de cooperativas, técnicos da área de extensão e fornecedores de insumos.

Neste ano, esse trabalho será realizado em quatro municípios catarinenses: Chapecó, Palmitos, São José do Cedro e Treze Tílias.

As atividades iniciam nesta segunda-feira (12) com reunião de produtores na parte da tarde em Chapecó. Na terça-feira (13), haverá deslocamento pela manhã para São José do Cedro e reunião com os produtores à tarde. Na quarta-feira (14), reunião com os produtores pela manhã em Palmitos e deslocamento para Treze Tílias à tarde. Na quinta-feira (dia 15), reunião com os produtores pela manhã em Treze Tílias e retorno para Chapecó à tarde.

Souza realça que o projeto Campo Futuro permite calcular os custos de produção nas propriedades e utilizar as operações em mercado futuro como instrumento de gestão de riscos de preços da atividade. O Campo Futuro está sendo desenvolvido em âmbito nacional. Outras regiões que produzem leite expressivamente também receberão o trabalho de levantamento de custos.

Com essas informações, a Faesc e a CNA buscam manter um sistema de acompanhamento periódico dos mercados agrícola e de insumos e fornecer dados regionais. A última vez que esse levantamento desenvolveu-se foi em 2010, nos municípios de Chapecó e em São José do Cedro.

As informações são da MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?