Fábrica de sorvete do Reino Unido produz eletricidade com 100% de resíduos

A fábrica de sorvetes da R&R Ice Cream em Skelmersdale, Lancashire, Reino Unido, está agora evitando uma quantidade significante de biometano e dióxido de carbono de entrar na atmosfera após uma redução de 100% na quantidade de resíduos alimentícios que ia para [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A fábrica de sorvetes da R&R Ice Cream em Skelmersdale, Lancashire, Reino Unido, está agora evitando uma quantidade significante de biometano e dióxido de carbono de entrar na atmosfera após uma redução de 100% na quantidade de resíduos alimentícios que ia para aterros sanitários.

O diretor gerente da Waste Recycling and Destruction Limited, Damian Gaunt disse: “Os resíduos alimentícios que vão para aterros produzem os comumente conhecidos gases de efeito estufa CH4 (biometano) e CO2 (dióxido de carbono). Eles têm um efeito prejudicial comprovado na camada de ozônio e, subsequentemente, no meio-ambiente. A R&R deve ser aplaudida pela implementação dessa nova política aqui – através do uso de um digestor anaeróbico -, com os resíduos agora gerando eletricidade valiosa”.

Após um acordo com a R&R em maio desse ano, a Waste Recycling and Destruction Limited agora coleta todo o resíduo alimentício da fábrica. A maioria das embalagens externas, como caixas de papel cartão, plástico e outros envoltórios são removidas manualmente, embaladas e vendidas para reutilização e reciclagem. O resíduo alimentício então passa por um processo de separação onde a gravidade é usada para remover qualquer embalagem ou materiais remanescentes, como palitos de sorvete.

O produto é, então, combinado com outros resíduos alimentícios e transportados para uma instalação de digestão anaeróbica onde o biogás – principalmente CH4 e CO2 – é recuperado do material em degradação. O biometano resultante é, então, usado para fazer funcionar grandes geradores que produzem eletricidade, que é então retornada à rede local.

O material de embalagem retido vai para um local onde os materiais reciclados são recuperados e embalados, para depois serem enviados à Europa. Aí, ele é queimado como combustível derivado de resíduos em incineradores municipais que geram calor e energia para outras comunidades locais.

O gerente da fábrica da R&R em Skelmersdale, David Johnstone, disse: “Essa iniciativa representa um ganha-ganha à medida que não somente tem 100% de nossos resíduos alimentícios sendo desviados dos aterros, mas o resíduo em si é agora uma fonte valiosa de energia verde. Além dessa medida, estamos continuando a examinar outras formas de reduzir as pegadas de carbono da fábrica, como através da redução do consumo de água”.

A fábrica da R&R Ice Cream em Skelmersdale tem uma força de trabalho central de cerca de 120 pessoas e processa uma gama de sorvetes e picolés para marcas de supermercados e marcas como Cadbury, Del Monte, Vimto, Britvic, Barratt’s Nestlé e Mondelez.

A reportagem é do FoodBev.com, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?