Exportações recordes de lácteos dos EUA em 2013 marcam uma década de crescimento

Os exportadores de lácteos dos Estados Unidos deram mais um passo em 2013, exportando níveis recordes de leite em pó, queijos, produtos de soro de leite, lactose e leite fluido, ganhando participação de mercado entre os principais fornecedores mundiais. As exportações foram mais importantes para a indústria de lácteos do país do que nunca, sendo responsáveis por 15,5% da produção de leite, mais que a média de [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os exportadores de lácteos dos Estados Unidos deram mais um passo em 2013, exportando níveis recordes de leite em pó, queijos, produtos de soro de leite, lactose e leite fluido, ganhando participação de mercado entre os principais fornecedores mundiais. As exportações tiveram um valor de US$ 6,7 bilhões no ano passado, 31% a mais que no ano anterior. Em termos de volume, as vendas foram de 1,77 bilhão de quilos de sólidos do leite, 19% a mais que em 2012.

As exportações foram mais importantes para a indústria de lácteos dos Estados Unidos do que nunca, sendo responsáveis por 15,5% da produção de leite, mais que a média de 13,1% alcançada em 2010-12.

“Os exportadores dos Estados Unidos foram capazes de capitalizar sobre as condições favoráveis de mercado na maior parte do ano, enquanto aumentaram a atenção às demandas do mercado mundial”, explicou o presidente do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC), Tom Suber. “A demanda externa permaneceu forte, liderada por China e Rússia. A produção da Oceania, Europa e América do Sul foi reduzida por questões climáticas. Os preços mundiais aumentaram de forma significativa no segundo trimestre, tornando os preços dos Estados Unidos mais atrativos em comparação. Diante desses fatores, os compradores estrangeiros se voltaram aos Estados Unidos como nunca antes, e os fornecedores americanos responderam”.

As exportações tiveram um importante papel em desobstruir o mercado doméstico, disse o produtor de leite do Arizona e presidente do USDEC, Paul Rovey. “Em 2013, tivemos nosso segundo melhor preço do leite já obtido e conquistamos isso em um ano em que os estoques comerciais de queijos, manteiga e leite em pó aumentaram para níveis recordes na primeira metade do ano. Porém, do Memorial Day (27 de maio) ao Dia de Ação de Graças (28 de novembro), reduzimos os estoques em um terço – principalmente para cumprir com os pedidos dos clientes estrangeiros. Nossas fortes exportações com preços historicamente altos são os principais fatores que contribuíram para os mercados apertados, commodities fortes e os preços do leite que vemos hoje”.

Os fornecedores dos Estados Unidos também ganharam participação no mercado mundial em 2013. Entre os nove principais exportadores mundiais, a participação dos Estados Unidos no volume de leite em pó, queijos, gordura do leite e produtos de soro do leite foi de 19%, mais que os 16,1% do ano anterior. A participação dos Estados Unidos no comércio de leite em pó desnatado entre os nove principais exportadores aumentou para 31,5% (contra 26,1% em 2012) e no comércio de queijos aumentou para 16,6% (contra 13,9% em 2012).

“2013 marca uma década de transformação para a indústria de lácteos dos Estados Unidos”, disse Suber. “Durante os últimos 10 anos, as exportações cresceram quase todo ano. Elas aumentaram em 21% por ano em valor e 13% por ano em volume. Há uma década, os Estados Unidos exportavam menos de 6% de sua produção de leite. Hoje, esse dado é de cerca de 16%”.

“Além dos números, vemos uma mudança dramática na forma como os fornecedores dos Estados Unidos estão lidando com o mercado de exportação. As exportações claramente mantêm um espaço mais importante nos planos estratégicos da nossa indústria. Além disso, os processadores e comerciantes estão se tornando cada vez mais sintonizados às demandas dos clientes estrangeiros, produzindo mais dos produtos certos, com as especificações certas, na embalagem certa, para compradores em dúzias de mercados em todo o mundo. Essas são excelentes notícias para os produtores de leite e membros da indústria que financiam o USDEC”.

Os dados são do USDEC, publicados no Dairy Herd, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?