Exportações de leite em pó dos EUA alcançam recorde novamente em junho

As exportações de leite em pó desnatado dos Estados Unidos alcançaram níveis recordes em junho, chegando a 60.000 toneladas pelo segundo mês consecutivo. Novamente, as vendas ao México foram particularmente fortes. O Vietnã também foi um importante comprador. Na primeira metade do ano [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As exportações de leite em pó desnatado dos Estados Unidos alcançaram níveis recordes em junho, chegando a 60.000 toneladas pelo segundo mês consecutivo. Novamente, as vendas ao México (24.735 toneladas, +72% com relação ao ano anterior) foram particularmente fortes. O Vietnã (6.432 toneladas, +244%) também foi um importante comprador. Na primeira metade do ano, as exportações de leite em pó desnatado dos Estados Unidos foram de 300.764 toneladas, 13% a mais que o ritmo recorde do ano anterior. Os processadores dos Estados Unidos exportaram 55% de sua produção de leite em pó desnatado na primeira metade do ano.

Na primeira metade do ano, as exportações de leite em pó integral foram mais que o dobro do que foram há um ano. Os envios de janeiro a junho foram de 30.292 toneladas, 132% a mais. Os volumes de queijos permaneceram fortes também. Os envios de junho totalizaram 33.930 toneladas, 33% a mais que no ano anterior e o segundo maior volume já registrado. Pelo terceiro mês consecutivo, o maior cliente foi a Coreia do Sul; no segundo trimestre, os fornecedores dos Estados Unidos exportaram 21.047 toneladas à Coreia do Sul, 62% a mais que no ano anterior. As vendas ao Japão também melhoraram de forma significativa, com as exportações no segundo trimestre de 18.033 toneladas. Na primeira metade do ano, as exportações de queijos dos Estados Unidos foram de 199.013 toneladas, 34% a mais que o ritmo recorde do ano anterior.

Com a reversão nas relações de preços (os preços da manteiga dos Estados Unidos ficando mais caros que as ofertas da Oceania ou da Europa), as exportações de manteiga dos Estados Unidos desaceleraram consideravelmente. As vendas no segundo trimestre foram 36% menores do que as vendas no primeiro trimestre.

Desde o pico de março, as exportações de soro do leite declinaram por três meses consecutivos. Em maio-junho, as exportações foram 6% menores do que no ano anterior, com as vendas de concentrado de proteína do soro do leite, em particular, caindo em 14%. As exportações de lactose também caíram; no segundo trimestre, o volume exportado de lactose foi 13% menores que no ano anterior.

Em valor, as exportações de lácteos em junho foram de US$ 669,2 milhões, 14% a mais que no ano anterior. Isso traz as vendas até agora nesse ano para US$ 3,92 bilhões, 26% a mais.

No total, os fornecedores dos Estados Unidos enviaram 182.743 toneladas de leite em pó, queijo, manteiga, soro de leite e lactose em junho, 6% a mais que no ano anterior. Na primeira metade do ano, o volume agregado de produtos foi de 1.078.272 toneladas, 14% a mais.

As exportações dos Estados Unidos (em uma base de sólidos totais do leite) foram equivalentes a 17,3% da produção de sólidos do leite em junho. As importações foram equivalentes a apenas 2,7% da produção.

Os dados são do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (www.usdec.org), traduzidos pela equipe MilkPoint Brasil.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?