Exportações de lácteos dos EUA continuam recordes

Os volumes de exportação de lácteos dos Estados Unidos em fevereiro foram os maiores em seis meses (em uma base de média diária), liderados pelas fortes vendas de queijos, proteínas do soro do leite e gordura do leite. Os fornecedores dos Estados Unidos exportaram 160.510 toneladas de leite em pó, queijos, gordura, soro de leite e lactose [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os volumes de exportação de lácteos dos Estados Unidos em fevereiro foram os maiores em seis meses (em uma base de média diária), liderados pelas fortes vendas de queijos, proteínas do soro do leite e gordura do leite. Os fornecedores dos Estados Unidos exportaram 160.510 toneladas de leite em pó, queijos, gordura, soro de leite e lactose em fevereiro, 19% a mais que no ano passado. O valor total de todas as exportações foi de US$ 585,2 milhões, 37% a mais que no ano anterior.

As exportações de queijos em fevereiro foram de 31.264 toneladas, 44% a mais que no ano de 2012 e a maior registrada em uma base de média diária. Os envios ao México aumentaram em 46% com relação ao ano anterior, enquanto as vendas para o Japão (+58%) e Coreia do Sul (+43%) registraram os maiores ganhos. Além disso, as exportações à Arábia Saudita quase triplicaram.

As exportações totais de soro de leite foram de 39.000 toneladas em fevereiro, o maior volume em seis meses. Os volumes de exportação foram 18% maiores do que em janeiro (média diária) e 11% a mais que no ano anterior. As exportações de soro de leite desidratado, concentrado de proteína do soro do leite e isolado de proteína do soro do leite foram maiores em 2012 e no mês anterior. A China continua sendo o principal cliente para os produtos de soro de leite dos Estados Unidos, com as compras em fevereiro aumentando em 47% com relação mesmo período do ano passado.

Os exportadores dos Estados Unidos também continuam expandindo os envios de gordura do leite (+102% versus em fevereiro), leite em pó integral (+191%) e concentrado de proteína do leite (+58%). Nos últimos oito meses, as exportações de gordura do leite ficaram em média em 9.700 toneladas por mês, com a maioria indo à região do Oriente Médio/África do Norte. Os principais clientes para proteína do soro do leite foram Argélia, China e Vietnã. Os principais compradores foram Nova Zelândia e Marrocos.

Ao mesmo tempo, as exportações de leite em pó desnatado desaceleraram consideravelmente com relação aos volumes exportados de abril a outubro do ano passado. Durante o período de sete meses, as exportações dos Estados Unidos ficaram em média em 51.268 toneladas por mês. Em fevereiro, as exportações foram de apenas 36.168 toneladas. Como resultado, as exportações de leite em pó desnatado em janeiro representaram somente 45% da produção de leite em pó para o mês, levando a um forte acúmulo de estoques. Nos primeiros dois meses do ano, os envios de leite em pó desnatado ao Sudeste da Ásia aumentaram em 38% com relação ao ano anterior, mas as vendas ao México caíram em 22%.

As exportações de lactose nos primeiros dois meses de 2014 foram cerca de as mesmas dos primeiros dois meses de 2013.

As exportações dos Estados Unidos (em uma base de sólidos totais do leite) foram equivalentes a 15,5% da produção de sólidos do leite dos Estados Unidos em fevereiro. As importações foram equivalentes a 2,9% da produção.

Os dados são do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC), traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint Brasil.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?