As exportações de queijos alcançaram 32.000 toneladas pela primeira vez, estabelecendo um novo recorde pelo terceiro mês consecutivo. As vendas aos clientes existentes permaneceram fortes em janeiro, enquanto novas vendas foram alcançadas na Austrália, Arábia Saudita, China e Egito.
Os exportadores dos Estados Unidos também aumentaram as vendas de manteiga (+150% com relação a janeiro do ano anterior), leite em pó integral (+314%) e concentrado de proteína do leite (+110%).
Por outro lado, as exportações de soro de leite desidratado e concentrado de proteína do soro do leite continuam menores que no ano anterior, sendo que as vendas desse último em janeiro foram as menores em quase dois anos.
As exportações de leite em pó desnatado – 38.761 toneladas – foram maiores do que os baixos níveis de janeiro do ano anterior, mas bem abaixo dos níveis registrados nos últimos nove meses de 2013 (média de 49.849 toneladas). Além disso, as exportações de leite em pó desnatado representaram apenas 43% da produção de leite em pó dos Estados Unidos para o mês, levando a um aumento reposição média dos estoques.
A desaceleração das exportações de leite em pó desnatado é atribuída à maior competição, particularmente dos 28 países membros da União Europeia (UE), que viram a produção de leite aumentar em 4,3% no quarto trimestre de 2013.
Os dados são do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC), traduzidos e adaptados pela equipe MilkPoint.