As exportações para a China quase triplicaram em março, para US$ 91 milhões, impulsionadas pelos ganhos nas vendas de leite em pó desnatado e produtos de soro do leite. As vendas ao México aumentaram em 60%, ao Sudeste da Ásia em 43% e ao Oriente Médio/África do Norte em 33%. Esses quatro clientes representaram quase dois terços das exportações dos Estados Unidos durante o mês.
No primeiro trimestre, as exportações dos Estados Unidos de leite em pó desnatado aumentaram em 19% com relação ao recorde do ano anterior. A China, que comprou menos de 2.000 toneladas no primeiro trimestre de 2013, comprou 15.420 toneladas no primeiro trimestre de 2014. Além disso, as vendas ao Sudeste da Ásia aumentaram em 31%, compensando a queda de 9% nos envios ao México.
As exportações de queijos no primeiro trimestre do ano aumentaram em 42%. Os principais mercados, México, Oriente Médio/África do Norte, Coreia do Sul e Japão, viram grandes aumentos com relação ao ano anterior.
As exportações totais de soro do leite no primeiro trimestre foram 12% maiores do que no ano anterior. As exportações de soro do leite doce desidratado aumentaram em 16% e os envios de concentrado de proteína do soro do leite aumentaram em 6%. A China continua sendo o principal cliente dos produtos de soro do leite dos Estados Unidos, com as compras no primeiro trimestre aumentando em 29% com relação ao ano anterior.
Os exportadores dos Estados Unidos também continuaram expandindo os envios de leite em pó integral (+236% no primeiro trimestre) e de concentrado de proteína do leite (+55%). Os principais clientes de leite em pó integral foram Vietnã, México, Argélia e China. Os principais compradores de concentrado de proteína do leite foram Nova Zelândia e Marrocos.
As exportações dos Estados Unidos (em uma base de sólidos totais do leite) equivaleram a 17,7% da produção de sólidos do leite dos Estados Unidos em março – o maior valor já registrado. As importações equivaleram a 3,1% da produção.
Os dados são do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC), traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint Brasil.