Exportações de lácteos dos Estados Unidos caem para seu menor nível em 18 meses
As exportações de produtos lácteos dos Estados Unidos alcançaram 137.220 toneladas em setembro, 16% a menos que no ano anterior e 9% a menos que em agosto. Isso marca o menor volume mensal desde fevereiro de 2013, de acordo com os dados divulgados pelo Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC). Os volumes caíram desde março, quando o recorde de [...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Esse declínio foi desencadeado por vários desenvolvimentos no mundo todo, incluindo fatores de oferta e demanda que colocaram as exportações americanas em clara desvantagem. As ofertas de leite aumentaram de forma significativa na Europa e na Oceania. Ao mesmo tempo, as compras da China têm desacelerado e a Rússia instituiu uma barreira aos produtos da Europa e outros.
As exportações totais tiveram um valor de US$ 487,1 milhões em setembro, 16% a menos que no ano anterior. Durante os primeiros nove meses do ano, as vendas foram de US$ 5,62 bilhões, 14% a mais que em 2013.
Em uma base de valor, as vendas aumentaram para México (+21%), Sudeste da Ásia (+14%), Oriente Médio/África do Norte (+2%), China (+13%), Canadá (+6%), Coreia do Sul (+44%), Japão (+42%), Oceania (+21%) e Caribe (+5%). Entre os 10 principais destinos durante os primeiros nove meses do ano, somente a América do Sul teve queda (-2%).
As exportações de queijos durante o mês de setembro caíram para menos de 30.000 toneladas pela primeira vez nesse ano. Entretanto, com 27.865 toneladas enviadas no mês, houve aumento de 9% com relação ao ano anterior e de 52% com relação a dois anos atrás.
As exportações de isolado de proteína do soro do leite estabeleceram um novo volume recorde mensal durante setembro. Os envios, de 3.068 toneladas, foram cerca de 10% maiores do que no mês anterior. Os envios de soro do leite e proteína de soro do leite desidratados, entretanto, ficaram bem abaixo dos níveis dos últimos 18 meses.
Os envios de lactose também ficaram acima do ano anterior, em 11%, e aumentaram em 14% com relação a dois anos atrás.
As exportações de leite em pó desnatado caíram em 29% com relação ao ano anterior e ficaram em seu menor nível em 19 meses. Em 32.098 toneladas, as exportações de leite em pó também ficaram significativamente abaixo das de dois anos atrás.
Os envios de gordura do leite, que foram de 2,339 toneladas, foram os menores em dois anos após o estabelecimento de um recorde de 12.344 toneladas durante março.
Os dados são do USDEC, traduzidos pela Equipe MilkPoint Brasil.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.