A Cabanha da Maya, de Bagé, conquistou a primeira colocação nas duas categorias do concurso leiteiro da raça jersey, ontem, na 29ª Expointer, em Esteio (RS). A vaca Sanga Preta 122 Faby M.G. Beacon, do box 2535, foi a campeã adulta (acima de 36 meses), com produção recorde de 55,7 quilos em três ordenhas em 24 horas. O título na categoria vaca jovem (menores de 36 meses) é de June Belles Jade do Embú, box 2449, que produziu 35,4 quilos.
As duas segundas colocações ficaram com a Granja Via Láctea, de Taquara. Na categoria adulta, o segundo lugar ficou com a vaca Nicéia Paramont Guadalupe da Via Láctea, box 2502, com 42,9 quilos. A vice-campeã na categoria jovem foi Rosália Jace Petina da Via Láctea, box 2431, que produziu 32,6 quilos em três ordenhas.
A proprietária da cabanha, a carioca Zuleika Borges Torrealba, informou que a vaca tem apenas sete meses de parida. "Não é apenas uma campeã, é uma vencedora", elogiou. Faby não deve ser vendida. Ela será preparada para coleta de embriões e, em seguida, emprenhada. A cabanha tentará o título no concurso leiteiro da Expomilk, em São Paulo, com o animal.
Segundo notícia do Correio do Povo/RS, esta edição contou com uma importante alteração no concurso leiteiro: ao invés das tradicionais quatro ordenhas em 48 horas, foram apenas três em 24 horas.
Expointer: vacas da Cabanha Maya faturam concurso
A Cabanha da Maya, de Bagé, conquistou a primeira colocação nas duas categorias do concurso leiteiro da raça jersey, ontem, na 29ª Expointer, em Esteio (RS). A vaca Sanga Preta 122 Faby M.G. Beacon, do box 2535, foi a campeã adulta (acima de 36 meses), com produção recorde de 55,7 quilos em três ordenhas em 24 horas.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.