Exclusivo: diretor da LBR esclarece situação atual da empresa

Em função das incertezas e boatos envolvendo o processo de recuperação judicial, o MilkPoint, com o apoio da Máquina Public Relations, esclareceu junto ao diretor de Suprimentos da LBR, Roberto Hentzy, a situação atual da empresa. Dentre os assuntos abordados, estão o pagamento a produtores e fornecedores, a possível redução da captação de leite, a reestruturação da empresa, entre outros. Leia a entrevista na íntegra.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 18
Ícone para curtir artigo 0

Em função das incertezas e boatos envolvendo o processo de recuperação judicial, o MilkPoint, com o apoio da Máquina Public Relations, esclareceu junto ao diretor de Suprimentos da LBR, Roberto Hentzy, a situação atual da empresa.

Veja a entrevista abaixo:

1) O pedido de recuperação judicial, de fevereiro deste ano, está impedindo a empresa de manter suas operações?
R- Não. Essa foi a melhor solução encontrada pela companhia para manter suas atividades. A empresa está implementando uma série de medidas para aumentar a eficiência. Temos a certeza de que funcionários e produtores se beneficiarão com maior geração de emprego e renda em uma série de municípios brasileiros.

2) Os produtores e os fornecedores devem se tranquilizar com relação ao fornecimento do leite?
R- Com certeza. Não temos a intenção de reduzir a captação de leite. Estamos apenas realocando a produção entre fábricas, para aumentar a nossa eficiência e produtividade. A LBR é umas empresas que mais investe no aumento da capacidade produtiva de seus fornecedores de leite. Reforçamos o comprometimento da LBR com nossos parceiros. Os produtores de leite são a alma do nosso negócio e, em nenhuma circunstância, quebraremos essa relação de confiança.

3) A LBR deixou de pagar algum produtor por causa da recuperação judicial?
R- Não. O produtor é o foco da LBR, eles continuam recebendo em dia. Em março, inclusive, a maioria dos produtores recebeu adiantado. No Sul e no Sudeste os produtores foram pagos com 24 horas de antecedência.

4) A política da LBR de pagar os produtores de acordo com a qualidade e o volume adicional de leite vai ser alterada?
R- De jeito nenhum. É isso que garante a qualidade de nossos produtos. O bônus por um leite de qualidade pode chegar a 10 centavos por litro. É uma das melhores políticas de incentivo do mercado. Não tem motivo pra acabar com ela.

5) Com a recuperação judicial, o que muda na vida do produtor da LBR?
R- Absolutamente nada. Eles vão continuar recebendo em dia. Nunca deixamos de pagar nenhum deles.

6) E na vida dos funcionários das fábricas, algo pode mudar?
R- Não. A LBR vai honrar seus compromissos com todos eles. Estamos negociando com os sindicatos a melhor forma de fazer isso. Mas é importante entender que apenas a produção está sendo reorganizada. O produtor não tem porque se preocupar.

7) A interrupção da produção de queijos nas fábricas de São José dos Cedros (SC) e Gaurama (RS)?
R- Não. As fábricas se transformarão em postos de resfriamento. A diferença é que o leite passará a ser processado em outros locais. Precisamos dos produtores para continuar captando o mesmo volume de leite. A relação com a comunidade produtora, transportadores, cooperativas e laticínios será fortalecida.

8) Até que ponto o atual momento de mercado (aquecido) ajuda ou atrapalha a recuperação da empresa?
R- O momento ajuda, pois o cenário de preços firmes contribui para a melhora das margens da companhia. Temos um cenário desafiador no campo, com concorrência acirrada e escassez de oferta, mas estamos conseguindo repassar os custos da matéria-prima.

9) Além da reestruturação da operação, a venda de ativos é uma possibilidade?
R- A venda de ativos é uma das hipóteses que poderão constar do Plano de Recuperação a ser apresentado aos credores.

10) A LBR reduziu a captação de leite acima do normal para essa época, desde a recuperação judicial?
R- Nossa captação está seguindo a sazonalidade. Como estamos em um período de entressafra, é natural que tenha caído um pouco. Mas tudo dentro da normalidade.

11) Alguns leitores do MilkPoint colocam que, embora produtores estejam sendo pagos, há fornecedores (como transportadores) que não estão recebendo em dia. Como a empresa avalia isso?
R- Tivemos, sim, alguns problemas pontuais e estamos trabalhando fortemente para que isso não se repita nos próximos meses. No geral, estamos mantendo os pagamentos em dia.

As informações são da LBR, adaptadas e complementadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 18
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

cleber mansur
CLEBER MANSUR

CARVALHOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/07/2014

Homilton, esta è a primeira boa notícia dos ultimos 3 meses, mais receio que seja um oásis no deserto, mas de qualquer forma é uma esperança.

Obrigado
Homilton Narcizo da silva
HOMILTON NARCIZO DA SILVA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/07/2014

Deichamos de entregar leite para a LBR, de nossa pequena cooperativa em Crominia,Go, tivemos um probleminha com esta firma, o qual foi solucionado posteriormente, mas sinceramento eu particularmente torço pela LBR, porque esta sendo ele que proporciona a concorrencia para que os preços não caiam tanto como aconteceu em outros periodos.

Abraços Homilton
luiz francisco zapella
LUIZ FRANCISCO ZAPELLA

FRUTAL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/07/2014

Verdade Cleber, quantos trabalhadores do setor e nos produtores de leite fomos enganados por este senhor da LBR. Infelizmente estes chantagistas, malandros, parasitas, devem estar rindo hoje da nossa situaçao. Nos cabe entrar na justiça, mesmo sabendo que será muito dificil recebermos nossos pagamentos e denuncia-los para o pais inteiro para bani-los de vez do mercado. É lamentavel o que esta acontecendo.
cleber mansur
CLEBER MANSUR

CARVALHOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/07/2014

infelizmente 1 ano depois o cenário é totalmente diferente. pagamentos atrasados em todo  o país e "calote" declarado. onde havia fumaça hoje à um grande incendio.  
Homilton Narcizo da silva
HOMILTON NARCIZO DA SILVA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/05/2013

Infelismente no Brasil, se vive da desgraça alheia,quando surgiu o comentario da recuperação da LBR, as concorrentes cercaram nossa pequena cooperativa em Crominia,Go para reforçarem o boato que não iriamos receber o leite entregue , e com propostas ja feitas,mas voltando atraz, na espectativa  de concretizar os boatos, mas felismente e com ajuda  de Deus, estamos recebendo preço melhor e praticamento adiantado. Obrigado LBR, em nome de todos os seus fornecedores

Homilton N.Sila
Maria Aparecida Ferrarini Furlan
MARIA APARECIDA FERRARINI FURLAN

CIDADE GAÚCHA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/04/2013

Estamos torcendo muito pela recuperação da LBR, pois até o momento honraram com seus compromissos, pagando em dia. Isso sempre nos deu muita segurança.
Joel Naegele
JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/04/2013

Fica claro que a maior "onda" foi criada pela concorrência. Muito bom esse desfecho.
Pedro Miller Oliveira
PEDRO MILLER OLIVEIRA

XAXIM - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/04/2013

Ótima notícia! Sou produtor de leite aqui em Santa Catarina e nunca tive problemas de pagamento com a LBR - diferente de alguns laticínios que atrasaram mais de 10 dias. A LBR sempre foi pontual nos pagamentos e meu transportador tb nunca teve problemas. Várias empresas falaram que a LBR não iria pagar em fevereiro, março e abril, mas todos quebraram a cara. O pagamento foi em dia! Confio muito na empresa e tenho certeza que ela irá superar mais esse desafio.  
carmem Lucia M Mileski/Aldo Mileski
CARMEM LUCIA M MILESKI/ALDO MILESKI

PARANAVAÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/04/2013

Recebemos sempre em dia e questionamos porque as outras empresas tem praticado preços menores apesar dos boatos que cercam a questão.Nos últimos 90 dias os pagamentos veem sendo efetuados com até 3 dias de antecedência.

Aldo Mileski -Alto Paraná- PR
elerson
ELERSON

BARROSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/04/2013

Ótima noticia...

Sou um pequeno produtor aqui de barroso, mais de um ano de parceria e ate hoje, sem reclamações, vamos esperar para que o melhor aconteça. ..
Ewald Schlüter
EWALD SCHLÜTER

CHOPINZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/04/2013

Ótima notícia, sou produtor de leite, sempre entreguei leite para Líder (LBR-Bom Gosto). Fico muito satisfeito pelo exclarecimento colocado pela empresa, me sinto seguro em continuar com a parceiria.
reginaldo pedroso do nascimento
REGINALDO PEDROSO DO NASCIMENTO

GLÓRIA DE DOURADOS - MATO GROSSO DO SUL

EM 11/04/2013

Ótima notícia esta. Trabalho no transporte de leite para a LBR aqui em Deodapolis no Mato Grosso do Sul.

Até hoje nunca fiquei nem um mês sem receber, nem produtor, nem Transportador. Mas o concorrente fica na porta do banco no dia do pagamento dos produtores falando pra eles q não vão receber.
Flavio Suguimoto
FLAVIO SUGUIMOTO

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/04/2013

Todos nós torcemos pela recuperação e reoganização da LBR. Porém o mercado entende como crítica a situação do mesmo, o BNDES que tinha R$ 700Mi na empresa, já deu baixa contábil, ou seja, diz ao mercado que já não conta com o retorno desse valor. O Grupo GP também já deu baixa de 80% do valor que tinha investido. Ou seja, o cenário para quem entende de mercado é péssimo, já vi alguns casos que a recuperação funcionou e a empresa voltou devagar aos trilhos. Vamos torcer para que sejam tomadas as decisões corretas.
Josemar Hein
JOSEMAR HEIN

SENADOR SALGADO FILHO - RIO GRANDE DO SUL

EM 10/04/2013

É óbvio que um assunto deste porte,iria gerar tamanha polêmica.Tenho que ser realista,quando surgiram os primeiros boatos em relação à recuperação judicial,"a base tremeu",pois não sabiamos nada a respeito deste assunto,mas os concorentes estavam à par de cada detalhe,usando-os para influenciar na compra de leite diante dos fornecedores da Bom Gosto(LBR)`.É claro que distorcendo vários fatos e além do mais,esquecendo-se de aplicar melhores preços para seus próprios fornecedores(motivo este pelo qual a BOM GOSTO obteve novos fornecedores provenientes das empresas concorrentes.Pois ainda existem pessoas que não gostam de boatos mal intencionados).Achando que desta forma iriam aniquilar a BOM GOSTO(LBR).Mal sabem "eles", os concorrentes, que mesmo com tal polêmica,não perdi um sequer produtor,ao contrário,a empresa(BOM GOSTO) está com preços bons,uma média boa durante todo o ano,nada de exageros,é claro,pois é assim que se faz um boa politica na compra de leite e é isso que os nossos produtores tem observado e eu também durante estes 5 anos de caminhada ao lado desta formidável empresa que é a BOM GOSTO(LBR),a qual nós tem apoiado em várias circunstâncias e sempre honrou com o compromisso diante dos seus fornecedores e dos transportadores.É por estes e vários outros motivos que eu e minha familia acreditamos nesta Empresa.       
Joel Naegele
JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/04/2013

Boas notícias. Gostaria que os que reclamaram os atrasos no pagamento, se manifestassem sobre a regularização dos mesmos.

Seria um gesto elegante.
Elvis Luís Basso
ELVIS LUÍS BASSO

PEJUÇARA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/04/2013

Tomara que a recuperação ocorra, a falência de uma empresa desse porte geraria um sério problema de captação de leite e preço pago ao produtor, mas confio plenamente na recuperação dessa empresa.
Joel Naegele
JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/04/2013

Estou agradavelmente surpreso com as palavras do representante da LBR com relação aos pagamentos dos seus compromissos com os produtores já que as notícias anteriores não eram favoráveis, muito ao contrário, esse informativo registrou várias queixas e crítica contundentes contra a LBR.

Afinal Os produtores tinham ou não razão para as reclamações ?
JOÃO SEZAR DICHEL KAUFMANN JUNIOR
JOÃO SEZAR DICHEL KAUFMANN JUNIOR

IBIRUBÁ - RIO GRANDE DO SUL

EM 09/04/2013

Que boa noticia...

Há 2 anos transportamos leite para a Bom Gosto (LBR) uma das melhores empresas para trabalhar por mais difícil momento que a empresa esteja passando sempre fomos ouvidos pelos diretores regionais e nenhum mês o frete atrasou... De 1 mês para cá vemos constante evolução na melhoria da planta de Tapejara (a demissão de funcionários era necessária pelo excesso de gente) ótimo frete tem contribuído para que mesmo com toda a polêmica da recuperação judicial e a forte pressão de compradores de outras empresas ainda assim estamos conseguindo novos produtores ajudando a aumentar a captação da matéria prima. Estamos torcendo para que dê tudo certo e os laços entre empresa, transportador e produtores se fixem ainda mais com a melhoria da captação da empresa.

Att
Qual a sua dúvida hoje?