Um recente estudo de custos mostra que o custo da produção de leite na Bélgica em 2016 foi de 41,37 centavos (49,71 centavos de dólar) por quilo. Com o preço ao produtor de 26,70 centavos (32,08 centavos de dólar), isso significa que apenas 65% dos custos de produção foram cobertos.
O estudo, encomendado conjuntamente pelo European Milk Board (EMB) e pela Associação dos Produtores de Leite da Bélgica (Milcherzeuger-Interessengemeinschaft-MIG), calcula os custos atuais da produção de leite com base nos dados da União Europeia (UE) e leva em consideração o insumo de trabalho do gerente da fazenda e membros da família que trabalham na fazenda.
O estudo se baseou nos dados atuais da Rede de Dados de Contabilidade Rural (FADN) da Comissão Europeia e nos índices de preços do Eurostat para meios de produção agrícola, como alimentos para animais, fertilizantes, sementes e energia, e usa uma taxa de renda que calcula o desempenho dos gerentes da fazenda e membros da família.
Como os preços ao produtor caíram durante a crise do leite de 2015, houve uma queda de 35% na cobertura dos custos de produção. Nos últimos cinco anos, de acordo com o EMB, não houve um nível de preço ao produtor que garantisse uma renda adequada. Erwin Schöpges, membro do conselho diretor do EMB da Bélgica, disse que os produtores de leite estão perdendo em todos os sentidos. "Para mim, a questão é quanto tempo podemos continuar assim já que nos últimos cinco anos nossos custos de produção não foram cobertos e praticamente só funcionamos na reserva”.
O EMB acrescentou que os subsídios pagos às fazendas leiteiras em 2016 eram de apenas 2,27 centavos (2,72 centavos de dólar) por quilo. Dada a diferença entre preço e custo de quase 15 centavos (18,02 centavos de dólar), o EMB disse que os subsídios mal ajudam a garantir a renda anual das fazendas. "Os resultados colocam os fatos sobre a mesa para todos verem", afirmou Christian Wiertz, vice-presidente da Associação Belga de Produtores de leite, MIG. "Precisa ficar evidente disso para os nossos políticos e para o setor que, apesar de trabalhar 24 horas por dia, os produtores de leite belgas nem sequer podem cobrir seus custos, e muito menos gerar renda".
O EMB disse que embora os preços do leite estejam se recuperando graças ao programa de redução de volume da UE, os produtores de leite na Europa não estão conseguindo preços que cubram os custos. O EMB acrescentou que o mercado de leite só pode ser estabilizado através da gestão da oferta e pediu que a implementação do Programa de Responsabilidade de Mercado (MRP) seja consagrada por lei na Política Agrícola Comum.
Em 11/09/17 – 1 Euro = US$ 1,20182
0,83189 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
European Milk Board diz que preço do leite belga cobre apenas 65% dos custos de produção
Um recente estudo de custos mostra que o custo da produção de leite na Bélgica em 2016 foi de 41,37 centavos (49,71 centavos de dólar) por quilo. Com o preço ao produtor de 26,70 centavos (32,08 centavos de dólar), isso significa que apenas 65% dos custos de produção foram cobertos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.