Europa: preços ao produtor ainda não cobrem custos de produção

Na Alemanha, o preço do leite em janeiro de 2014 foi de 41,46 centavos de euro (56,54 centavos de dólar) por quilo de leite, 4 centavos de euro (5,45 centavos de dólar) abaixo dos custos de produção, de 45,16 centavos de euro (61,59 centavos de dólar), de acordo com o último estudo [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Usando um estudo de custo do European Milk Board (EMB) como base, a organização alemã, MEG Milch Board, desenvolveu o Milk Marker Index (MMI), que documenta o curso atual dos custos de produção (ano de base 2010 = 100). O MMI para janeiro de 2014 foi de 109 pontos. Esse índice é publicado trimestralmente, com uma razão preço-custo, que mostra a relação entre os preços ao produtor oficialmente registrados e os custos de produção de leite.

Na Alemanha, o preço do leite em janeiro de 2014 foi de 41,46 centavos de euro (56,54 centavos de dólar) por quilo de leite, 4 centavos de euro (5,45 centavos de dólar) abaixo dos custos de produção, de 45,16 centavos de euro (61,59 centavos de dólar), de acordo com o último estudo de custo realizado pelo escritório para agricultura e sociologia agrícola alemão, BAL.

Para janeiro de 2014, a razão preço-custo calculada pelo MEG Milch Board mostra uma cobertura de custo em toda a nação de 92%, ou seja, houve um déficit de 8%. A cobertura deficientemente crônica dos custos significa que não somente fazendas individuais desaparecerão na Europa, mas também, que regiões produtoras de leite inteiras poderão desaparecer.

Os dados são do site http://europeanmilkboard.org, traduzidos pela Equipe MilkPoint Brasil.

Em 09/06/14 – 1 Euro = US$ 1,36394
0,73291 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2014

Gostaria de  saber ,   o valor pago de subsidio dado pelo govêrno , como ajuda de  custo? , ou não tem?.
Michel Kazanowski
MICHEL KAZANOWSKI

QUEDAS DO IGUAÇU - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 10/06/2014

É doutor...não tá fácil pra ninguém!
Qual a sua dúvida hoje?