Europa: Fim das cotas de produção de leite não tem dado resultado esperado

A Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, que estudou semana passada a situação do setor leiteiro após o final das cotas e as mudanças introduzidas no setor, "entende que a introdução do pacote lácteo não deu os resultados esperados", segundo reconhece o Partido Popular Europeu (PPE) que, diante dessa situação, apresentou uma bateria de propostas ante a Eurocâmara para conseguir que os produtores de leite enfrentem "com mais garantias" a "crise" do setor.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

do setor leiteiro após o final das cotas e as mudanças introduzidas no setor, “entende que a introdução do pacote lácteo não deu os resultados esperados”, segundo reconhece o Partido Popular Europeu (PPE) que, diante dessa situação, apresentou uma bateria de propostas ante a Eurocâmara para conseguir que os produtores de leite enfrentem “com mais garantias” a “crise” do setor.

A deputada popular, Esther Herranz, informou em um comunicado que o informe transmite uma “mensagem clara” sobre a necessidade de reforçar a capacidade de negociação das organizações de produtores após a supressão do regime de cotas em abril.

Um dos elementos centrais do informe é a petição de transformar o atual observatório de preços em um instrumento “mais pró-ativo”, que contenha um sistema de alerta rápido da crise de mercado e seja capaz de recomendar ações de prevenção quando os índices de preços diminuam abaixo de um determinado nível, explicou a deputada.

O texto recorre também, por outro lado, à ideia de criar um novo instrumento destinado à proteção das margens dos produtores e destaca a necessidade de buscar novos mercados em outros países, prestando uma atenção particular às produções com denominações de qualidade.

Para Herranz, é também “de grande relevância” que se obtenha um compromisso a favor de introduzir códigos de boas práticas na cadeia alimentícia e de criar mecanismos para proteger os agricultores das “práticas abusivas” realizadas pela indústria e pelas companhias de distribuição comercial.

“Pedimos à Comissão que apresente o quanto antes uma proposta para evitar práticas abusivas e considere um tratamento específico para o setor leiteiro no marco das normas de concorrência”.

O PPE também pediu um tratamento específico em favor das regiões montanhosas, ultra-periféricas, insulares e desfavorecidas em geral. Está previsto que esse informe seja enviado ao Parlamento Europeu em julho.

A reportagem é do Agroinformacion.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?