Euromonitor: China ultrapassará EUA como maior mercado de lácteos até 2017

A China ultrapassará os Estados Unidos para se tornar o maior mercado de lácteos do mundo até 2017, previu o Euromonitor. Direcionado pelo crescente apetite por leite, queijos e iogurte do país, o mercado de lácteos chinês dobrará em tamanho, para US$ 70 bilhões em 2019. Com essa taxa, o Euromonitor espera que a China ultrapasse os [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0



A China ultrapassará os Estados Unidos para se tornar o maior mercado de lácteos do mundo até 2017, previu o Euromonitor. Direcionado pelo crescente apetite por leite, queijos e iogurte do país, o mercado de lácteos chinês dobrará em tamanho, para US$ 70 bilhões em 2019, sugerem dados do Euromonitor. Com essa taxa, o Euromonitor espera que a China ultrapasse os Estados Unidos em 2017.

“O aumento das receitas médias anuais, a maior disponibilidade de supermercados e mais pessoas tendo refrigeradores nas áreas rurais, bem como nas áreas urbanas, têm um efeito positivo no desenvolvimento das vendas de lácteos”, disse a analista do mercado de alimentos do Euromonitor, Lianne van den Bos.

Nesse período, o Euromonitor espera que a Rússia e o Brasil fiquem em quarto e quinto lugares nos rankings globais de lácteos em 2014 – ultrapassando França e Alemanha, que deverão cair para quinto e sexto lugares, respectivamente.

O setor global de lácteos passou por “outro ano de forte crescimento” em 2014, aumentando em 7% com relação a 2013. “A uma grande extensão, o maior crescimento no valor ainda será gerado por mercados emergentes, apoiados por China e Brasil, enquanto os mercados desenvolvidos estão lutando contra a maturidade”.

O Brasil, disse van den Bos, adicionou US$ 13 bilhões às vendas globais de lácteos nos últimos cinco anos – mais que França, Alemanha e Japão. “Para colocar esses dados em perspectiva, isso é o dobro das vendas adicionais da região da Europa Ocidental combinada, uma região que tem o segundo maior gasto per capita com lácteos globalmente, apenas atrás da Australásia. Direcionando esse crescimento está a acessibilidade de certa forma recente dos produtos lácteos”.

O crescimento da classe social C do Brasil, formada por trabalhadores manuais e de escritório e proprietários de pequenos negócios, também contribuiu. “O rápido crescimento dessa classe está criando uma série de oportunidades para marcas, à medida que vários itens alimentícios, como queijos e iogurte, antes considerados caros e extravagantes, agora estão dentro do alcance dos consumidores anteriormente pobres”.

Comentando sobre o ranking negativo da Europa Ocidental, ela disse: “A maturidade da categoria de lácteos é um problema nesses mercados, onde uma maior penetração não é muito provável. Ao invés disso, o uso de proveniência e a introdução de novos padrões de consumo de produtos lácteos está ajudando a direcionar o crescimento de valor enquanto o consumo per capita na maioria dos mercados maduros, incluindo França e Alemanha, está declinando”.

Na França, por exemplo, os esforços dos processadores para comercializar queijos com o status de indicação geográfica (GI) da União Europeia (UE) tem “mostrado ser bem sucedido em impulsionar as vendas e estabelecer a presença da marca”. Da mesma forma na Escandinávia, onde produtos lácteos tradicionais como skyr e quark da Islândia “estão direcionando crescimentos de duplo dígito para toda a categoria”.


Para o futuro, o Euromonitor prevê que metade das novas vendas entre 2014 e 2019 virá de oito mercados, que são, em ordem de influência: China, Estados Unidos, Brasil, Rússia, França, Japão, Alemanha e Reino Unido, que direcionarão esse crescimento.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

ANTONIO MUNIZ FILHO
ANTONIO MUNIZ FILHO

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/09/2014

MUITO BOM
Qual a sua dúvida hoje?