As caixas de dose individual de 100 mililitros da Tetra Brik do leite integral de jumenta tratado com o sistema UHT, Onalat, produzido por animais da Eurolactis no sul da Itália, começaram a ser vendidas em Modena, norte da Itália, em dezembro de 2014.
Usando tecnologia de injeção direta de vapor, onde o leite é colocado em contato com vapor a 140o C por alguns segundos, a Eurolactis garante que “cerca de 95%” dos benefícios nutricionais do leite cru de jumenta são mantidos intactos. Como resultado disso, cada caixa de 100 mL contém 0,5 gramas de gordura, 1,6 gramas de proteína e 6,7 gramas de carboidratos. O leite de jumenta também é naturalmente hipoalergênico e rico em vitamina C e ômega 3.
O fundador e chefe da Eurolactis, Pierluigi Orunesu, disse que o leite Onalat deve ser visto como um suplemento, não como uma bebida. “Você não vai beber o leite de jumenta como bebe o leite de vaca”, disse ele. “O produto pode ser usado como substituto para crianças que são alérgicas ao leite de vaca. E idosos podem usá-lo talvez por 10 dias a cada dois meses para melhorar seu sistema imune”.
Na Europa, onde o leite de jumenta tem um âmbito mais “infantil”, o Eurolactis garantiu no varejo com Casino, na França, Esselunga, na Itália, e SicilConad, em Sicilia, e está negociando com dois varejistas suíços.
Caixas individuais de 100 mL serão vendidas por entre €2,80 (cerca de US$ 3,15) e €3,80 (US$ 4,25), que, embora caro, é 35% menos caro do que o leite de jumenta Onalat em pó, disse ele. “Desde o começo, nossa vontade era trazer esse leite mais valioso ao mercado com o melhor preço”.
A companhia também está “explorando” oportunidades na Ásia, onde o leite de jumenta é muito bem visto e nos Estados Unidos, onde os consumidores estão muito curiosos.
“Os consumidores no Reino Unido também estão demandando leite de jumenta”, disse ele, mas não temos sócios nesse mercado no momento.
Orunesu especulou a possibilidade de lançar o leite Onalat em embalagens maiores no futuro. “A caixa de meio litro pode ser lançada primeiro, mas ainda é muito cedo para falar disso”.
Também há potencial para expansão em novas categorias. “Para bebidas esportivas, porque o leite de jumenta é pobre em gordura e rico em carboidratos”, disse ele.
Fundador da Eurolactis, Orunesu, conseguiu uma audiência privada com o Papa Francisco em dezembro, no Vaticano, onde apresentou a ele as duas jumenta – chamadas Noah e Thea – e duas cestas de leite em pó de jumenta para unidade de maternidade do hospital pediátrico do Vaticano. Durante a reunião, o Papa revelou a Orunesu que a jumenta teve um papel significativo para ele na Argentina. “O Papa Francisco me disse hoje – na frente da mídia – que sua mãe regularmente dava a ele leite de jumenta quando não podia fornecer leite materno suficiente ou depois, quando ele era criança”. Orunesu reconheceu que sua reunião com o Papa Francisco foi um grande endosso para a Eurolactis.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint.
