O USDA confirmou que emitiu uma “solicitação aos vendedores” para fornecer iogurte com alto teor de proteína em uma base limitada às escolas participantes no Programa Nacional de Lanche Escolar em quatro estados.
Através da solicitação, que foi postada no site Federal Business Opportunities, o USDA está buscando ofertas para fornecimento de contêineres de porções individuais de 4 onças (113,4 gramas) de iogurte com alto teor proteico com sabores e contêineres de 32 onças (907,2 gramas) de iogurte com sabor natural. Isso fornecerá às escolas “uma variedade de sabores e maneiras de servir esse produto”. Os interessados têm até 22 de julho de 2013 para enviar suas ofertas.
O USDA confirmou no começo do ano que estava considerando a inclusão de iogurte grego no Programa Nacional de Lanche Escolar após a pressão dos senadores de Nova York, Charles Schumer e Kirsten Gillibrand, além do congressista, Richard Hanna.
Ao invés de optar por um teste nacional, o USDA escolheu esses quatro estados, como adequados para o lançamento do Programa. “Esses estados representam diferentes regiões do país com variadas proximidades com os processadores de iogurte e ajudarão a testar a distribuição em diferentes modelos de armazenamento”, disse o USDA.
A ideia é ter o Programa em execução a tempo do início do novo ano escolar (que nos Estados Unidos começa em setembro). Se for custo-efetivo, o piloto poderá ser expandido a outros estados, disse o USDA. “O USDA avaliará a custo-efetividade dessa compra inicial em dezembro de 2013 para determinar os próximos passos do piloto”.
Comentando sobre o anúncio do USDA, Schumer disse que essa decisão de testar o iogurte grego no Programa Nacional de Lanche Escolar “fornecerá um benefício” para Nova York, onde estão os processadores de iogurte Chobani, Fage, Alpina e Muller Quaker Dairy.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.