A Salt & Straw já trabalhava com fornecedores locais como uma forma de fortalecer a economia da região. Porém, seus proprietários Kim e Tyler Malek contaram em uma entrevista ao Fast Company que estavam desapontados por saber que cerca de 40% de toda a comida nos Estados Unidos vai parar no lixo. Foi assim que eles buscaram uma maneira criativa (e deliciosa!) de alertar sobre o problema: criando sabores de sorvete com restos de alimentos.
A mudança no cardápio não é algo novo na Salt & Straw. A sorveteria muda seus sabores a cada quatro semanas, sempre com cardápios temáticos. Um dos temas foram sabores fermentados (que incluíam mel fermentado e molho de peixe) e em junho deste ano, a temática será voltada para alimentos que seriam desperdiçados.
A estimativa é que a edição de sabores especiais vá fazer com que duas toneladas de comida deixem de ir para o lixo. Embora o impacto ainda seja pequeno diante de um problema tão grande, os proprietários da sorveteria estimam que o principal benefício será a conscientização gerada pelo projeto, que mostra que o desperdício pode – e deve – ser evitado.
Para aumentar o alcance, a sorveteria irá trabalhar em parceria com instituições que recolhem e redistribuem alimentos que seriam descartados. É também uma forma de chamar a atenção para o trabalho destas instituições e fazer com que os clientes da sorveteria passem a conhecer estas iniciativas e, quem sabe, a apoiá-las.
Vale a pena ler também:
Tesco se une com Yeo Valley para criar um iogurte com maçãs "imperfeitas"
As informações são do portal Hypeness.