Atualmente 50,8% dos Estados Unidos estão em seca moderada ou severa, menos que os 51,92% na semana passada. De acordo com o Drought Monitor, havia quase dez meses que essa porcentagem não caía para menos de 51%.
As condições de seca melhoraram significativamente em grande parte das Planícies, mesmo antes das tempestades do meio da semana que trouxeram neve e chuva. Nebraska, em particular, reportou um progresso substancial na extinção da seca.
O relatório de seca da semana passada marca a maior melhora já reportada para condições excepcionais em Nebraska em todos os 13 anos de história do Drought Monitor.
O clima mais úmido ajudou a reduzir a seca em outros locais também, incluindo Kansas e Dakota do Sul. Até mesmo Oklahoma e Texas viram leves melhoras nas condições de seca.
Na última Previsão Sazonal de Seca, divulgada em 4 de abril, especialistas previram que a seca deixaria a maioria dos estados das Planícies até o final de junho, entretanto, continuaria no Texas e mais a oeste.
Não se sabe ao certo se realmente a situação melhorará nas Planícies. No ano passado, os meteorologistas erraram em algumas previsões e estão aprendendo com seus erros nesse ano. Muitos relatórios enfatizam que uma primavera chuvosa não vai se traduzir em um verão úmido. A WeatherBug foi mais longe e fez uma previsão que ecoa com as condições históricas do verão do ano passado.
A reportagem é do Dairy Herd, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint.