O ERS compara o que os consumidores pagam pelos alimentos com os preços recebidos pelos produtores. Os custos dos alimentos são derivados de vendas que ocorrem através de lojas varejistas, incluindo supermercados e supercentros, como reportado pelo Bureau of Labor Statistics. Os valores recebidos pelos produtores de leite pelos produtos lácteos são baseados nos preços mínimos de Federal Order reportado pelo USDA e não são responsáveis por premiums além da ordem. Em 2013, o USDA estima que os produtores de leite receberam um terço dos custos varejistas de produtos lácteos incluídos na cesta de leite e lácteos. Desde 2000, a participação do produto no valor dos produtos lácteos no varejo variou da menor, 24%, em 2009 para a maior, 34%, em 2011.
Os produtores de leite recebem a maior participação no varejo para leite fluido e manteiga. Esses produtos são frequentemente usados como loss leaders - “líderes de perda”, que é uma estratégia de preços onde um produto é vendido a um preço abaixo de seu custo de mercado para estimular vendas de bens mais lucrativos – para atrair clientes à loja. A participação do produtor nos custos varejistas do galão de leite integral chegou a 54% em 2013, mais que os 50% em 2012 e o maior nível em mais de uma década. A participação dos produtos nos custos varejistas de uma libra de queijo cheddar flutuou de 30% a 33% entre 2010 e 2013. O valor do produto do custo do sorvete no varejo é de cerca de metade do de queijos. Isso provavelmente devido aos ingredientes não lácteos adicionais usados na fabricação de sorvetes e de o sorvete ser considerado um produto de luxo comparado com queijos e leite fluido.
O valor que o produtor recebe por um produto se torna mais diluído à medida que esse é mais processado. Por exemplo, o valor recebido pelo produtor pelo pão branco foi de 7 centavos em 2013.
Os dados são do Daily Dairy Report (www.dailydairyreport.com), traduzidos pela Equipe MilkPoint Brasil.