EUA: Participação dos produtores nos preços dos lácteos no varejo é de 16-54%

O valor que o produtor de leite recebe pelo leite integral e manteiga representa cerca de 50% dos custos no varejo, enquanto a participação do produtor no preço do queijo cheddar no varejo e de sorvetes foi de 33% e 16%, respectivamente, em 2013, de acordo [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O valor que o produtor de leite recebe pelo leite integral e manteiga representa cerca de 50% dos custos no varejo, enquanto a participação do produtor no preço do queijo cheddar no varejo e de sorvetes foi de 33% e 16%, respectivamente, em 2013, de acordo com dados recentemente divulgados pelo Serviço de Pesquisas Econômicas (ERS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O ERS compara o que os consumidores pagam pelos alimentos com os preços recebidos pelos produtores. Os custos dos alimentos são derivados de vendas que ocorrem através de lojas varejistas, incluindo supermercados e supercentros, como reportado pelo Bureau of Labor Statistics. Os valores recebidos pelos produtores de leite pelos produtos lácteos são baseados nos preços mínimos de Federal Order reportado pelo USDA e não são responsáveis por premiums além da ordem. Em 2013, o USDA estima que os produtores de leite receberam um terço dos custos varejistas de produtos lácteos incluídos na cesta de leite e lácteos. Desde 2000, a participação do produto no valor dos produtos lácteos no varejo variou da menor, 24%, em 2009 para a maior, 34%, em 2011.

Os produtores de leite recebem a maior participação no varejo para leite fluido e manteiga. Esses produtos são frequentemente usados como loss leaders - “líderes de perda”, que é uma estratégia de preços onde um produto é vendido a um preço abaixo de seu custo de mercado para estimular vendas de bens mais lucrativos – para atrair clientes à loja. A participação do produtor nos custos varejistas do galão de leite integral chegou a 54% em 2013, mais que os 50% em 2012 e o maior nível em mais de uma década. A participação dos produtos nos custos varejistas de uma libra de queijo cheddar flutuou de 30% a 33% entre 2010 e 2013. O valor do produto do custo do sorvete no varejo é de cerca de metade do de queijos. Isso provavelmente devido aos ingredientes não lácteos adicionais usados na fabricação de sorvetes e de o sorvete ser considerado um produto de luxo comparado com queijos e leite fluido.
Comparado com outros grupos de commodities, os produtores de leite se dão igualmente bem ou melhor em capturar sua participação no preço do varejo. Os produtores de frutas frescas também capturam 33% dos custos no varejo, seguidos por produtores de açúcar, com 28% de participação; produtores de trigo (branco, farinha), com 26%; e produtores de vegetais frescos, com uma participação de 23%.

O valor que o produtor recebe por um produto se torna mais diluído à medida que esse é mais processado. Por exemplo, o valor recebido pelo produtor pelo pão branco foi de 7 centavos em 2013.

Os dados são do Daily Dairy Report (www.dailydairyreport.com), traduzidos pela Equipe MilkPoint Brasil.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?