A proposta é de que 50% da joint venture seja propriedade da empresa irlandesa Glanbia e os 50% restantes sejam de propriedade de DFA, MMPA e Foremost Farms.
DFA, MMPA e Foremost Farms forneceriam todo o leite necessário à planta, enquanto a Glanbia terá total responsabilidade por todos os aspectos comerciais, técnicos e operacionais do negócio. Se o projeto prosseguir como planejado, o funcionamento da nova planta deve ocorrer no segundo semestre de 2019. Após a conclusão, a planta deverá processar 8 milhões de libras (3,6 milhões de litros) de leite por dia.
Brian Phelan, diretor executivo da Glanbia Nutritionals, disse que o empreendimento proposto aproveitará a posição da Glanbia como maior produtor de queijo cheddar de estilo americano e, simultaneamente, expandirá sua posição global como fornecedor de proteína do soro de leite de tecnologia avançada para o setor nutricional.
A Glanbia já opera nos EUA; é o maior processador de lácteos em Idaho, e a South West Cheese, uma joint venture com a Greater Southwest Agency, com sede em Clovis, Novo México, é uma das maiores fabricantes de queijo e proteína do soro do leite no mundo.
A Associação de Produtores de Leite de Michigan (MMPA) é uma cooperativa pertencente a produtores, com 2000 produtores de leite em Michigan, Indiana, Ohio e Wisconsin. A MMPA opera duas plantas em Ovid e Constantine, Michigan, e maneja aproximadamente 2,27 bilhões de quilos de leite por ano. Os produtos fabricados nas plantas da MMPA incluem manteiga, leite em pó desnatado, leite em pó integral, creme e leite condensado desnatado.
Além disso, a MMPA processa queijos especiais na recentemente adquirida Deutsch Käse Haus, em Middlebury, Indiana. A Foremost Farms USA, com sede em Baraboo, Wisconsin, é uma cooperativa de processamento e comercialização de leite com 1300 produtores em Michigan, Ohio, Indiana, Illinois, Wisconsin, Minnesota e Iowa. Oitava maior cooperativa de lácteos do país, a Foremost Farms produz e vende queijos, ingredientes especiais de soro de leite, manteiga e leite fluido a granel para clientes em todo o mundo.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.