O leite não parou de ser produzido no rebanho de 35.000 cabeças da fazenda Fair Oaks Farms em Indiana durante o clima muito frio, com neve e temperatura abaixo de zero, registrada na primeira semana do ano nos Estados Unidos. Porém, com as condições desfavoráveis para a frota de caminhões de leite da Fair Oaks entre Indiana, Kentucky e Michigan, a companhia foi forçada a tomar medidas drásticas.
“Não paramos de ordenhar”, disse o presidente da companhia, Mike McCloskey. “Infelizmente, tivemos que deixar o leite ir embora pelo ralo porque a capacidade de armazenamento na fazenda estava cheia. Como os caminhões não podiam voltar para coletar o leite, não tivemos opção a não ser continuar ordenhando as vacas – porque elas precisam ser ordenhadas”.
Para cada dia que o leite não chegou ao mercado, McCloskey estima que a companhia perdeu entre US$ 400.000 e US$ 500.000. “Estamos lidando com um quarto de milhão de galões (946,5 mil litros) por dia perdidos”.
Apesar do frio extremo ter finalmente migrado para o norte e a neve ter começado a derreter na região, a recuperação é um processo lento.
Contudo, a perda permaneceu em um nível econômico. McCloskey disse que as vacas não sofreram os efeitos do frio.
A Fair Oaks, que é um destino turístico popular localizado entre Chicago e Indianapolis, também fechou para exibições durante alguns dias no frio. A companhia manteve ativa sua página no Facebook, com o “Fair Oaks Farms Great Snowed-In Game”, oferecendo uma seleção de preços aos fãs que respondiam a algumas perguntas.
A reportagem é do Dairy Herd, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.