Os Estados Unidos exportaram 60.358 toneladas de leite em pó desnatado em maio, 8% a mais que no ano anterior e o maior volume exportado em um único mês. A grande diferença foi de quase 25.000 toneladas nas vendas ao México, 58% a mais que no ano anterior, que também foi o maior volume mensal em vendas nesse mercado, que é o maior cliente do produto. Nos primeiros cinco meses do ano, as exportações de leite em pó desnatado foram de mais de 240.000 toneladas, 10% a mais que no ano anterior.
Os exportadores dos Estados Unidos também continuaram expandindo as vendas de leite em pó integral (+65% em maio) e concentrado de proteína do leite (+97%). Os principais clientes de leite em pó integral foram Vietnã e Argélia. Os maiores compradores de concentrado de proteína do leite foram Nova Zelândia e Marrocos.
Fortes vendas de leite em pó compensam o declínio nas exportações de queijos, gordura do leite e concentrado de proteína do soro do leite.
As exportações de queijos em maio foram de 31.779 toneladas, o menor valor do ano (em uma base diária mensal). Pelo segundo mês consecutivo, a Coréia do Sul foi o maior cliente dos Estados Unidos; em abril e maio, as exportações à Coréia do Sul aumentaram 49% com relação ao ano anterior, enquanto as exportações ao México caíram 20%.
As exportações de gordura do leite em maio foram de apenas 5.401 toneladas, 9% a menos que no ano anterior e o menor desde abril de 2013. Os envios à região do Oriente Médio/Norte da África caíram em 18%. Os volumes em maio foram cerca de metade do ritmo estabelecido no primeiro trimestre de 2014, refletindo a crescente disparidade entre os maiores preços dos Estados Unidos e os menores preços mundiais.
As exportações totais de soro do leite foram de 44.297 toneladas em maio, 7% a menos que no ano anterior. As exportações de concentrado de proteína do soro do leite caíram em 18% com relação aos níveis elevados do ano passado, enquanto o soro de leite adoçado teve aumento de 2% com relação a maio passado e o isolado de proteína do soro do leite aumentou em 29%. A China continuou sendo o principal cliente de produtos de soro do leite dos Estados Unidos, mas as importações de maio caíram em 3% com relação ao ano anterior. Durante o ano passado, as exportações de isolado de proteína do soro do leite foram 39% maiores que no ano anterior.
No total, os Estados Unidos exportaram 187.375 toneladas de leite em pó, queijos, gordura, soro de leite e lactose em maio, 3% a mais que no ano anterior. O valor total de todas as exportações foi de US$ 677,6 milhões, 9% a mais.
As exportações dos Estados Unidos (em uma base de sólidos totais) foram equivalentes a 16,8% da produção de sólidos dos Estados Unidos em maio. As importações foram equivalentes a apenas 2,6% da produção, alcançando menor porcentagem desde maio de 2011.
Os dados são do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC), traduzidos pela Equipe MilkPoint Brasil.