EUA: exportações de lácteos foram as maiores em 9 meses
Em março, o volume de exportações de lácteos dos Estados Unidos alcançou seu maior nível em nove meses, lideradas pelos envios recordes de leite em pó desnatado ao México, queijos à Coreia do Sul, lactose e isolado de proteína do soro do leite para o mercado mundial. O volume e o valor aumentaram com relação a fevereiro, apesar de as vendas terem ficado menores que no ano anterior.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
O volume e o valor aumentaram com relação a fevereiro, apesar de as vendas terem ficado menores que no ano anterior. As comparações com março de 2014 parecem menos favoráveis, em parte porque os Estados Unidos exportaram o maior volume já registrado em março do ano passado.
As exportações foram de 181.950 toneladas de leites em pó, queijos, gordura, soro de leite e lactose em março, 9% a menos que no ano anterior, mas 19% a mais que em fevereiro em uma base diária média. As vendas totais ao exterior tiveram um valor de US$ 545 milhões, 24% a menos que no ano passado, mas 14% a mais que em fevereiro.
Os fornecedores americanos exportaram leite em pó agressivamente, apesar das condições de mercado mais fracas. As vendas de leite em pó desnatado foram de 55.022 toneladas, 40% a mais que em fevereiro e 7% a mais que no ano anterior. As vendas ao México foram de 26.213 toneladas, a maior já registrada e 68% a mais que no ano anterior. Os envios ao Sudeste da Ásia foram os maiores em cinco meses e, para o Paquistão, foram de 3.154 toneladas, comparado com quase nada exportado no ano passado.
As exportações de queijos em março foram de 34.302 toneladas, 5% a mais que em fevereiro, mas 5% a menos que no ano anterior. Os fornecedores venderam 8.410 toneladas para a Coreia do Sul, 48% a mais que no ano anterior e um novo recorde. As vendas ao México também foram fortes (+16%).
As exportações de soro de leite também melhoraram em comparação com os meses recentes. O volume total alcançou 41.038 toneladas, 13% a mais que em fevereiro, apesar de ainda 16% a menos que no ano anterior. Os ganhos foram liderados pelos envios recordes de isolado de proteína do soro do leite, com as exportações aumentando em 60% com relação ao ano anterior. Em março, as vendas menores de soro de leite em pó e concentrado de proteína do soro de leite em pó à China prejudicaram os números gerais.
As exportações de lactose registraram um novo recorde: 35.251 toneladas, um pouco mais que no ano anterior e 30% a mais que em fevereiro. Ao mesmo tempo, as vendas de gordura continuaram fracas, caindo em 79% com relação ao ano anterior.
As exportações dos Estados Unidos (com base nos sólidos totais do leite) foram equivalentes a 15,9% da produção de sólidos do leite do país em março, o maior volume desde julho de 2014. As importações equivaleram a 3,4% da produção em março.
Os dados são do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC).
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.