EUA e México criam aliança no setor lácteo

Líderes das indústrias de lácteos dos Estados Unidos e do México formaram uma aliança chamada U.S.-Mexico Dairy Alliance para reduzir mais as barreiras comerciais, trocar informações e buscar soluções para problemas que afetam ambas as indústrias. Reunidos em Denver na semana passada, os líderes assinaram um memorando criando a aliança.

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Líderes das indústrias de lácteos dos Estados Unidos e do México formaram uma aliança chamada U.S.-Mexico Dairy Alliance para reduzir mais as barreiras comerciais, trocar informações e buscar soluções para problemas que afetam ambas as indústrias. Reunidos em Denver na semana passada, os líderes assinaram um memorando criando a aliança.

Assinando o memorando para os Estados Unidos esteve Jim Mulhern, presidente e diretor executivo da Federação Nacional de Produtores de Leite (NMPF) e Tom Suber, presidente do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC). Já o México contou com a participação de Salvador Álvarez Morán, presidente da Associação Pecuária do México (CNOG) e Juan Carlos Pardo, presidente da Câmara Nacional da Indústria de Leite (CANILEC).

A reunião e a Aliança reenergizaram o momento para o comércio criado pela Associação Norte-Americana de Livre Comércio (NAFTA), que entrou em vigor em 1994. “Desde o NAFTA, nossos mercados se convergiram, vendo os produtores de leite do México e dos Estados Unidos crescendo. As exportações de lácteos dos Estados Unidos ao México aumentaram de forma significativa, enquanto a produção interna de leite do México também viu expansão”, disse Mulhern.

“Ao mesmo tempo, os mercados voláteis, as maiores importações de outros países e as informações erradas dos consumidores sobre produtos lácteos geraram desafios para a indústria de lácteos em ambos os países, que podem ser melhores resolvidos com ambas as indústrias trabalhando juntas”, disse Suber.

Os principais desafios, disseram Mulher e Suber, serão reduzir mais as barreiras comerciais entre Estados Unidos e México e defender-se contra os esforços para uso de nomes genéricos de queijos (como asiago, feta e parmesão - usados exclusivamente por produtores e processadores europeus).

As informações são do http://www.milkbusiness.com, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
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